quarta-feira, 23 de março de 2011

Jovens cristãos do Espírito Santo unem-se na luta por Justiça

Segue abaixo relato de Eliezer Silva(FALE e ABU ES) sobre reunião com movimentos cristãos de jovens que definiu agenda para a promoção de direitos no estado do Espírito Santo.

Imagem 018 Nesta segunda (21/03) estiveram reunidos na garagem do edifício do Avalanche Missões Urbanas um grupo diverso de jovens. Cristãos eles. Profissionais, estudantes, pastores, obreiros de tempo integral, entusiastas, artistas também. Gente da ABUB, FALE, Avalanche,JMN, Valentes Noturnos, MTL-ES, etc. Mas havia ali um entendimento mútuo, apesar da diversidade. E o entendimento era acerca de uma missão, a Missão de Deus, da qual somos cooperadores.
Esta Missão é sobre um sonho: Justiça, Paz, Reconciliação, Liberdade e Salvação no Rei. Um sonho sobre um Reino, e a boa notícia (o Evangelho), que o Reino já está entre nós. Que o Rei vive. Que os sinais e maravilhas deste Reino estão presentes. É preciso um pouco de imaginação para ver este Reino enquanto ainda estamos vivendo a realidade e contemporaneidade de um mundo desintegrado. Mas como diria Alberto Caeiro: "não basta abrir a janela para ver os campos e rios; Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores". É preciso sonhar também. É preciso ouvir, viver, olhar e contemplar as coisas como elas são. É preciso sonhar com o ordinário, o comum e o corriqueiro. Pão na mesa daquele que não tem. Perspectiva pra juventude que não tem. Através de atos e palavras, guiados pelo Espírito, mostrar que existe um outro mundo possível. A missão cristão é sempre também um exercício de imaginação, mas uma imaginação voltada para o real, que não foge do ordinário.
Ouvimos uns aos outros, percebendo a multiforme Graça de Deus na maneira que Ele comissiona pessoas
Imagem 030 para amar outras pessoas. Reconhecemos uns nos outros a Voz. Reconhecemos uns nos outros a missão e o potencial de agir. Reconhecemos agendas comuns, uma mesma missão (que é sempre integral), mas diversos pontos de atuação. Uma rede se forma (ou se articula) e se lança no mundo.
Eu só posso dizer que diante dos desafios da realidade capixaba: juventude, sistema carcerário, crack, terra, etc, e dos diversos espaços de atuação e sinalização que temos, o movimento natural é caminhar: juntos, articulados, na Fé, no Amor, na Esperança, proclamando o Reino de Justiça, Paz, Reconciliação, Liberdade e Amor que o Abba nos chama a proclamar”.

Nenhum comentário: