sexta-feira, 4 de março de 2011

‘FALE Rio’ define auxílio a vítimas das chuvas como prioridade para 2011

As ações do grupo local do FALE no Rio de Janeiro serão centradas, durante o ano de 2011, no auxílio às vítimas das chuvas. A definição de ações e prioridades pautou a primeira reunião, ocorrida no dia 26 de fevereiro, na Missão Batista do Grajaú. O grupo já está envolvido em projetos na região serrana do Estado, especialmente na cidade de Nova Friburgo, em parceria com a Visão Mundial e com o suporte da Igreja Metodista local. Durante o encontro, a questão foi discutida e um dos membros que esteve em regiões afetadas pelas chuvas, Diego Ferreira, relatou as impressões que teve diante do cenário de destruição e do convívio com moradores.
Além das definições de direcionamento para as ações do grupo, a reunião focou a formação e o encontro dos presentes. O pastor Clemir Fernandes, que atua na Renas e no Iser, foi convidado a falar sobre o funcionamento e as vantagens da atuação em rede. Ele ressaltou os aspectos potencializadores, como a intersecção entre sonhos, metas e recursos. Também apresentou o esquema de auto-gestão, baseado na troca aberta de informações, ao contrário do que ocorre em organizações que atuam de forma hierárquica, em que a informação é traduzida por privilégio. Enfatizou ainda a adesão e participação voluntárias, como ponto forte das redes sociais e a troca de tecnologia social – o saber-fazer –, que maximiza ações e resultados.

Para Clemir, os principais desafios das redes na atualidade são a sustentabilidade e a manutenção de abertura a novas compreensões da realidade. Além disso, ele tran
smitiu a percepção de que as organizações que querem atuar na lógica da rede precisam aceitar o desafio de tornar-se irrelevantes, no sentido de que
quanto maior a contribuição e mais eficientes os resultados de um grupo dentro da rede, mais disperso e desnecessário ele se torna.
A reunião foi finalizada com um lanche. A próxima reunião do FALE Rio será realizada no dia 19 de março, em local e horário a definir. (por Priscila Vieira e Pedro Grabois)

Nenhum comentário: