segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Vídeos disponíveis para debates

Recursos Audiovisuais disponíveis para as Conferências Livres de Juventude

Para solicitar qualquer um dos vídeos abaixo para serem exibidos nas Conferências Livres de Juventude, entre em contato com Marcus Vinicius Matos – mv@fale.org.br – (21)8808-6934


Cristo e o Processo Revolucionário Brasileiro (2005-2007). Filme – Documentário. Curta-metragem, 15 min.:

Este filme integra o projeto acadêmico de pesquisa e intervenção “Diálogos Intergeracionais: evangélicos, memória socio-política e formação de novas lideranças” do Instituto de Estudos da Religião (ISER). Trata-se de um resgate histórico sobre a inserção do tema da responsabilidade social na igreja brasileira, analisando a participação da juventude evangélica na política e na sociedade nas décadas de 1950-1960. Gravado em 2005, o filme utiliza apenas três (3) das dezessete (17) fitas obtidas em entrevistas realizadas com pastores perseguidos em sua juventude pela Ditadura Militar estabelecida no Brasil na década de 1960, conjugadas com vasta pesquisa iconográfica e histórica. Atualmente é exibido em eventos acadêmicos, cursos de treinamento da ABUB e igrejas. Este filme foi realizado através de parcerias entre o FALE, Instituto de Estudos da Religião (ISER), Basiléia, Visão Mundial e o Movimento Evangélico Progressista (MEP).


FALE – Saneamento Ambiental (2006-2007). Vídeo – Spot. Publicidade, 1’13’’:


Concebido durante o Encontro Nacional do FALE de 2006, em São Paulo, sua produção só se tornou possível no ano seguinte. Trata-se de um argumento baseado no texto do cartão da campanha por saneamento, articulado com imagens de favelas brasileiras feitas pelas coordenadorias de Comunicação e Campanha. O vídeo foi disponibilizado gratuitamente na internet – no Youtube -, onde já foi assistido por mais de mil e duzentas pessoas. Tem sido utilizado para divulgação da campanha em eventos realizados em diversas universidades e igrejas.



Juventude e Universidade (2005-2006). Filme – Documentário. Curta-metragem, 16 min.:

Em virtude da realização do Congresso Missionário Estudantil “Missão 2006 – Esperança Viva em Jesus”, em janeiro de 2006, a ABUB produziu um vídeo sobre o papel do movimento estudantil evangélico e sua relação com a realidade excludente da educação no Brasil. O filme possui uma densa mensagem de desafio à busca do Evangelho Integral, permeada pelo incentivo bíblico de que cada jovem é capaz fazer a diferença, hoje, em sua universidade. Sua estréia ocorreu durante o Missão 2006, quando foi exibido para aproximadamente mil jovens, na Universidade Federal de Viçosa. Também foi exibido em diversos cursos de treinamento regionais e nacionais da ABUB. Este material tem sido utilzado em várias regiões do país para apresentar e divulgar o trabalho da ABUB em igrejas e universidades.

Nenhum comentário: