Emenda Constitucional 42/2008 garante direitos à juventude brasileira

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, em primeiro e segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição conhecida como PEC da Juventude, que insere o termo "jovem" no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal. O texto garante, assim, acesso a direitos que já são constitucionalmente assegurados às crianças, adolescentes e idosos. Para entrar em vigor, a proposta depende de promulgação pelo Congresso Nacional.
Antes da votação o senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou em Plenário sua satisfação com a possibilidade de aprovação da PEC da Juventude por votação nominal, após acordo de líderes: "Eu fui constituinte, estou há 24 anos aqui dentro do Congresso e nós lá colocamos crianças, adolescentes, mulheres, combatemos preconceitos e não entrou a palavra juventude" - salientou, ao reconhecer a lacuna na Constituição de 88.
Paim ressaltou o papel do deputado Sandes Júnior (PP-GO) - autor da PEC - e da deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) que colaborou com sua aprovação. Segundo o senador, a vitória desta quarta feira pertence aos 50 milhões de jovens brasileiros, e aos 400 mil jovens que, organizados em entidades, contribuíram diretamente para a elaboração da PEC, discutida em audiências públicas em todo o país. O parlamentar disse, ainda, que com a aprovação da PEC é possível que se implemente o Estatuto da Juventude, com repercussões na educação e no combate ao uso de drogas.
Fontes:
Portal Terra - por Tatiana Damasceno e Evie Gonçalves
Leia Também:
+ Campanha pela aprovação da PEC da Juventude
2 comentários:
Olá amigos!
Gostaria de entrar em contato com qualquer pessoa que faça parte do Fale, pois há anos tenho vontade de participar. Por favor, entrem em contato comigo:
alex.laranjeira@gmail.com
Nossa!!! Que importante vitória a juventude brasileira tem em mãos! Isso é para mostrar que, apesar da aparente juventude alienada que existe e são valorizadas pela mídia, existe também toda uma geração de jovens que sabem o que é cidadania e lutam para melhorar o país...
Há esperança sim!
:-)
Postar um comentário