sábado, 24 de janeiro de 2009

Jovens evangélicos se mobilizam por saneamento ambiental em Marabá (PA)

A Rede FALE, de jovens que oram e agem contra a injustiça em nosso país e no mundo, com especial atenção para os aspectos econômicos e seus efeitos na desigualdade e na ampliação da miséria, e a Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), articulam grupos de todo o país para orar e agir em prol da melhoria de condições de vida de cerca de 200 mil pessoas que moram em Marabá(PA). A convicção de que a fé leva à atuação pela justiça social é o que move os jovens ligados aos dois movimentos cristãos. Envolvido há três anos em uma campanha por saneamento ambiental no país, o grupo decidiu concentrar esforços para a melhoria de uma localidade. A cidade escolhida foi Marabá, na região sul do Estado do Pará. A Campanha FALE por Saneamento Ambiental em Marabá será lançada nos dias 24 e 25 de janeiro, durante o Amplificando 2009 – evento da Coordenação Nacional da Rede realizado com o intuito de impactar o município através de reuniões com as lideranças políticas e religiosas do local. Além de promover a solidariedade e união por uma causa específica, o objetivo da campanha é sensibilizar os evangélicos para o contexto social e, assim, despertar outras mobilizações regionais.

O secretário executivo da Rede FALE e coordenador da Campanha, Marcus Vinicius Matos, explica que “os critérios para a escolha de Marabá foram os baixos índices relacionados ao saneamento e o envolvimento que o grupo local da ABUB já possuía com questões ecológicas”. Ele salienta que a população que vive às margens do rio que é o alvo principal da campanha – Grota Criminosa – sofre com a degradação do meio ambiente. “As enchentes são constantes, não há coleta de lixo na região e é comum os moradores serem afetados por doenças relacionadas à falta de saneamento”, afirma.

As campanhas da Rede FALE são realizadas através de cartões postais, chamados Ore e Envie, que informam, sugerem ações e motivos de oração sobre o tema tratado. Além disso, o cartão possui uma parte destacável que é uma carta endereçada a uma autoridade envolvida no tema da campanha. Neste caso, o texto é direcionado ao presidente da Vale e solicita que a empresa patrocine pesquisas para mapeamento da situação ecológica; pressione gestores públicos para que destinem recursos ao saneamento na cidade; e que dedique investimentos para projetos de educação ambiental. “A empresa foi escolhida porque as enchentes se intensificaram após o aterro de parte do rio, realizado pela Vale há anos atrás, e porque ela é uma das maiores empresas instaladas em Marabá e poderia investir muito mais no desenvolvimento do município”, explica Marcus.

Como se envolver

A primeira forma de contribuir com a Campanha é solicitar o recebimento de cartões Ore e Envie, através do e-mail cadastro.fale@gmail.com. No corpo da mensagem, é importante colocar os dados: nome, endereço postal completo, telefone, e-mail, igreja ou organização a que pertence e a quantidade de cartões que deseja receber.

Interessados em promover mobilizações em suas igrejas e cidades podem entrar em contato através do e-mail redefale@gmail.com para receber orientações sobre como começar um grupo de oração e ação por justiça.

(Fonte: Agência Soma)


Veja mais
+
Participação do FALE no Fórum Social Mundial

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Gostaria de saber como andam os resultados desta campanha no Pará, pois distribui alguns dos folders e gostaria de dar um parecer pra galera.
Espero que tenha dado certo. Oramos para que sim!

Ana

FLAVIANNE disse...

Olá!

Fiquei sabendo do Projeto pelo livro "Assim na Terra como no Céu";

Amei.

Gostaria de entrar em contato com a Ong Elites e e também com a Rede Fale RJ.

Também gostaria de notícias sobre o projeto!

Se puderem encaminhar as informações para meu e-mail serei muito grata!

flaviannevazd@gmail.com

Parabéns pela iniciativa e pela matéria!