
O secretário executivo da Rede FALE e coordenador da Campanha, Marcus Vinicius Matos, explica que “os critérios para a escolha de Marabá foram os baixos índices relacionados ao saneamento e o envolvimento que o grupo local da ABUB já possuía com questões ecológicas”. Ele salienta que a população que vive às margens do rio que é o alvo principal da campanha – Grota Criminosa – sofre com a degradação do meio ambiente. “As enchentes são constantes, não há coleta de lixo na região e é comum os moradores serem afetados por doenças relacionadas à falta de saneamento”, afirma.
As campanhas da Rede FALE são realizadas através de cartões postais, chamados Ore e Envie, que informam, sugerem ações e motivos de oração sobre o tema tratado. Além disso, o cartão possui uma parte destacável que é uma carta endereçada a uma autoridade envolvida no tema da campanha. Neste caso, o texto é direcionado ao presidente da Vale e solicita que a empresa patrocine pesquisas para mapeamento da situação ecológica; pressione gestores públicos para que destinem recursos ao saneamento na cidade; e que dedique investimentos para projetos de educação ambiental. “A empresa foi escolhida porque as enchentes se intensificaram após o aterro de parte do rio, realizado pela Vale há anos atrás, e porque ela é uma das maiores empresas instaladas em Marabá e poderia investir muito mais no desenvolvimento do município”, explica Marcus.
Como se envolver
A primeira forma de contribuir com a Campanha é solicitar o recebimento de cartões Ore e Envie, através do e-mail cadastro.fale@gmail.com
Interessados em promover mobilizações em suas igrejas e cidades podem entrar em contato através do e-mail redefale@gmail.com para receber orientações sobre como começar um grupo de oração e ação por justiça.
(Fonte: Agência Soma)
Veja mais
+ Participação do FALE no Fórum Social Mundial
2 comentários:
Olá!
Gostaria de saber como andam os resultados desta campanha no Pará, pois distribui alguns dos folders e gostaria de dar um parecer pra galera.
Espero que tenha dado certo. Oramos para que sim!
Ana
Olá!
Fiquei sabendo do Projeto pelo livro "Assim na Terra como no Céu";
Amei.
Gostaria de entrar em contato com a Ong Elites e e também com a Rede Fale RJ.
Também gostaria de notícias sobre o projeto!
Se puderem encaminhar as informações para meu e-mail serei muito grata!
flaviannevazd@gmail.com
Parabéns pela iniciativa e pela matéria!
Postar um comentário