quarta-feira, 13 de julho de 2011

Parceria com ACEV Social promove campanha“Fale pela Ampliação da Rede de Atenção DST/AIDS no sertão da Paraíba”

faleacevNa Paraíba, os serviços e políticas destinadas à assistência a saúde estão fragilizados, especialmente a demanda em relação as HIV/AIDS. No estado, existem 223 municípios, e para atender a toda demanda, existe apenas um Hospital Estadual de referência para doenças infecto contagiosas, localizado em João Pessoa, na capital do estado.

Apenas seis cidades possuem CTAs – Centro de Testagem e Aconselhamento e duas cidades possuem o SAE – Serviço de Atendimento Especializado (João Pessoa e Campina Grande), dificultando consideravelmente a realização dos testes e a adesão ao tratamento e o acesso aos medicamentos, principalmente em relação aqueles que se encontram no interior do Estado da Paraíba. Menor é o acesso das pessoas que vivem e convivem com HIV aos serviços públicos de atendimento a essa população, bem como a informação quanto à prevenção do HIV e demais DSTs.

Uma publicação do Jornal da Paraíba, retrata o avanço da AIDS em cidades paraibanas, atingindo pelo menos 170 cidades, dos 223 municípios, o que representa a existência da doença em 76,2% dos municípios paraibanos, o gerente operacional de DST/Aids da Secretaria Estadual da Paraíba, afirma: “os dados de 2010 ainda não estão consolidados, mas já é possível apontar que existe uma tendência crescente de casos de HIV no interior do Estado. Percebemos que há uma tendência de interiorização dos casos”. (Fonte: Jornal da Paraíba, 27/09/10)

No fim de 2010, a Rede FALE, em parceria com a ACEV Social, iniciou a campanha “Fale pela Ampliação da Rede de Atenção DST/AIDS no sertão da Paraíba”. Nossa mobilização visa pressionar os poderes públicos quanto aos problemas relacionados ao tema, como também conscientizar as pessoas na luta contra a discriminação. Embora algumas denominações evangélicas estejam presentes na região, poucas são as que estão comprometidas com Missão Integral promovendo ações para o desenvolvimento comunitário, em especial programas ou ações de prevenção em DST/HIV/AIDS, pois é uma temática cheia de tabus, preconceitos e estigmas dentro das igrejas.

A Ação Evangélica (ACEV) é uma igreja brasileira com sede na cidade de Patos, meio do sertão nordestino e distante 300 km da capital João Pessoa. Desde o ano de 1938, luta pelo cumprimento da Missão Integral da Igreja no Nordeste brasileiro. Tem desenvolvido, ao longo destes anos diversos ministérios, uma grande variedade de projetos para impactar o nordeste com o evangelho holístico. A ACEV Social é um braço da ACEV, que implementa todos os projetos da denominação os quais são desenvolvidos de forma vinculada às igrejas locais.

A ACEV Social realiza um programa relacionado ao tema DST/AIDS. Destaca-se que a abordagem mais efetiva do programa para a prevenção da AIDS, a educação e promoção em saúde, acompanhada de mudança de comportamento, além de acompanhamento individual e familiar.

Para saber mais sobre a ACEV Social, clique em:
http://www.acevsocial.org.br/

Vídeo de Ato Público da Campanha em João Pessoa:

 

2 comentários:

Thiago Pereira disse...

lindo cartão.

... disse...

Concordamos com você Thiago!
Parabéns pelo lindo trabalho de diagramação e a nossa equipe pela construção do conteúdo. Esperamos que todo esse trabalho contribua para a ampliação da Rede de Atenção as pessoas que vivem e convivem com o HIV no sertão da Paraiba!