quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

FALE por Saneamento Ambiental no Brasil

Conheça a história da Campanha e os resultados obtidos até aqui

Em julho de 2006, durante o Encontro Nacional da Rede FALE, em Natal, ficou acertado o tema da atual campanha. Reunidos durante cinco dias de oração, discussão e planejamento, os membros da recém-formada coordenação nacional do FALE elegeram a questão do saneamento como o problema chave para o qual o movimento se voltaria nos próximos anos.

De fato, a relevância do tema é inquestionável: além de ser um problema relacionado à falta de moradia e habitação, trata-se de uma questão que influencia diretamente a saúde de milhões de brasileiros. Infelizmente, assim como em diversas outras questões – a exemplo da violência e das carências educacionais – o Brasil é um caso paradigmático em relação aos baixos índices de saneamento. Além disso, embora a discussão sobre o acesso a saneamento básico seja um exemplo claro dos níveis de injustiça e iniqüidade a que são submetidas as classes mais baixas do país, esta problemática possui, também, um viés de gravidade quanto ao meio ambiente. Dessa forma, o conceito de saneamento ambiental nos pareceu mais apropriado, pois enfrenta não só a questão do tratamento adequado às redes de esgoto, como também o acesso à água; a distribuição e coleta do lixo; e o tratamento dos resíduos poluentes ao meio ambiente.

Por isso, iniciamos 2007 com o cartão “FALE por Saneamento Ambiental no Brasil”, conclamando todos a orar por políticas públicas e maiores investimentos em saneamento ambiental. Além disso, desafiamos cada um que recebeu o cartão a não apenas enviá-lo, mas também a mudar seus hábitos na utilização da água; organizar reuniões de debate; e promover manifestações e atos em sua localidade.

O texto do cartão foi construído com a colaboração direta de dois professores: o Dr. João Tinoco (UFV), e o Prof. Luiz Azar Miguez (UNIRIO). Através de contatos com outras organizações que militavam na causa do saneamento ambiental, somamos força para a aprovação do Projeto de Lei 219/06, e para a ampliação de investimentos do governo federal - o que melhora as condições sanitárias da população pobre no país.

Nesse esforço, contamos com a divulgação das atividades do FALE no Blog; com o apoio dos grupos reunidos em universidades e igrejas para orar, mobilizar pessoas e organizar eventos; com um spot de campanha; e com empenho pessoal de cada um no envio individual do cartão para o Presidente da República. Vale destacar a participação do grupo da ABU da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que realizou um evento de grande importância para a campanha, em julho. Na ocasião, foram debatidos temas como Direito a saneamento ambiental; políticas públicas de saneamento; favelas e urbanização. O evento contou com a presença de cinco especialistas no tema, além de representantes de movimentos, sindicatos e favelas, e com a participação de Luis Cláudio Gonçalves - Coordenador de projetos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental.

Resultados - A contagem da campanha até aqui foi de aproximadamente 500 cartões enviados ao Presidente; a aprovação da Lei do Saneamento (Lei nº 11.445/07), que resultou na Política Nacional de Saneamento (PNS); e do comprometimento do governo federal em investir aproximadamente 10 bilhões de reais por ano em saneamento.

Marcus Vinicius Matos
Coordenador de Campanha do FALE

Nenhum comentário: