segunda-feira, 3 de maio de 2010

Conselho pede a Lula prioridade para as políticas de juventude

O novo colegiado do Conjuve, que tomou posse em março, foi recebido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a 4ª Reunião Extraordinária do Conselho. Na ocasião, o Presidente recebeu um documento no qual o Conjuve solicita seu empenho na aprovação da PEC da Juventude, a convocação, ainda em 2010, da 2ª Conferência Nacional de Juventude, e uma agenda pública para apresentação do balanço sobre as realizações do governo federal na temática, nos marcos do Ano Internacional da Juventude, realizado em 12 de agosto.

A posse dos novos conselheiros da sociedade civil e a eleição da mesa diretora ocorreram em março, durante o 2º Encontro Nacional de Conselhos. O secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Danilo Moreira, e o secretário nacional adjunto da juventude da União Geral dos Trabalhadores, João Marcos Vidal, foram eleitos respectivamente para a presidência e vice-presidência do Conselho. Além deles, 80 conselheiros da sociedade civil foram empossados.

Reunião Extraordinária estabelece prioridades para 2010

A 4° Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Juventude - CONJUVE teve início no dia 08/04 de 2010, no Palácio do Buriti, Brasília/DF. As atividades iniciaram com um minuto de silêncio em referência às vítimas da tragédia ocorrida no Rio de Janeiro, no início da semana. A Gestão (2010/2011) tem no primeiro ano de mandato grandes desafios: incidir as Políticas Públicas de Juventude – PPJ’s nas campanhas eleitorais; e projetar para o próximo governo presidencial os avanços já alcançados pelo Conselho.

O momento se estruturou na troca de experiências e apresentação do acúmulo de informações feito pelas coordenações das comissões e demais conselheiros que renovaram suas representatividades no CONJUVE. Igualmente, foi importante para os novos conselheiros que expuseram seus anseios e expectativas, tendo na oportunidade a possibilidade de ampliar suas concepções sobre os propósitos e finalidades do conselho.

A mesa diretora finalizou o momento fazendo um balanço geral das falas, respondendo às indagações surgidas e fazendo os encaminhamentos.

Oficina de comunicação define diretrizes de ação junto ao Conjuve

No dia 07 de abril ocorreu uma Oficina de Comunicação, destinada aos coordenadores das comissões e aos integrantes da Comissão de Comunicação. O objetivo desse encontro foi revisar, compactuar e planejar novas ações e atividades relacionadas à comunicação.

Foram definidas algumas metas de comunicação: articular e dar visibilidade aos trabalhos das comissões, fortalecer a ação pública interna e externamente, operacionalizar e executar pactos e necessidades relacionadas à gestão da comunicação pelo Conjuve.

As principais dificuldades levantadas pelo grupo foram referentes à comunicação interna; indefinição da identidade do Conjuve e dificuldades do controle social. As primeiras ações definidas foram: reformulação do site e do boletim, perfil atualizado do profissional de comunicação capaz de atender às novas demandas e encaminhamentos do Conselho.

Fonte: Boletim do Conselho Nacional de Juventude - Edição nº 012

+ Veja a lista dos integrantes do Conjuve:Lista dos integrantes do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE).

+ Veja a íntegra do texto entregue ao Presidente da República pelo Conselho Nacional de Juventude

Um comentário:

Rodrigo Cesar disse...

Boa, geral atuante.
Firmeza.
Tamo junto.