domingo, 8 de agosto de 2010

Marina Silva assina “Pacto pela Juventude”

O Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) tem em seus cinco anos de atuação, lutado para que a agenda da Juventude seja pautada em meio aos diversos segmentos da sociedade. Entendendo o momento eleitoral como estratégico para que os candidatos se comprometam com políticas de/para/com a juventude, o CONJUVE elaborou o “Pacto pela Juventude”, para que os candidatos possam firmar esse compromisso público.

O Pacto prevê a criação de um Sistema Nacional de Juventude, para orientar as políticas em âmbito federal, estaduais e municipais, a criação de programas que garantam acesso à educação de qualidade e a institucionalização de políticas que promovam a inserção dos jovens no mercado de trabalho, entre outros tópicos.

A primeira presidenciável a assinar o documento foi Marina Silva (PV) e o seu vice, Guilherme Leal. O evento foi realizado em São Paulo, numa coletiva com a imprensa e com a presença de cinco conselheiros nacionais de Juventude, entre eles Morgana Boostel, representante da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) no Conselho e também Secretária Executiva Adjunta da Rede Fale.

Os demais conselheiros presentes foram: Tatiana Ribeiro, da Rede Ecumênica da Juventude(REJU); Thiago Alexandre Moraes, da Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA); Fernanda Rodrigues, do Fórum Social Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais para o Desenvolvimento Sustentável(FBOMS); e Dinaman Tuxá, da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME).

Durante o evento, Marina falou sobre a necessidade de construir políticas afirmativas voltadas para a juventude, lembrando o grande número de jovens que estão desempregados ou atuam na informalidade, cerca de 67%, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). No caso das mulheres jovens, o percentual chega a 70% e, entre os jovens negros, atinge 74%.

“Nós queremos políticas integradas para a juventude. Ainda que tenhamos a Secretaria da Juventude, é fundamental que ela tenha esse papel articulador”, disse Marina Silva, lembrando de sua experiência no Ministério do Meio Ambiente, quando comandou uma ação integrada entre secretarias e ministérios.

Saiba mais:
+ Veja a
cobertura da TV Globo

2 comentários:

George Facundo disse...

Muito massa a iniciativa! Ontem fui a um encontro numa grande livraria da minha cidade onde marina silva palestrou!

Espero que os outros candidatos assinem também!

Grande abraço a todos!

Douglas Rezende disse...

Dos outros candidatos quem mais assinou ?