quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Campanha por Saneamento continua em 2008

No último encontro nacional do FALE, no Rio de Janeiro, a coordenação nacional do movimento decidiu pela continuação da campanha por saneamento ambiental. Essa decisão faz parte da busca por maior efetividade das nossas campanhas. Assim, teremos mais um ano repleto de atividades de formação, oração e mobilização no tema do Saneamento Ambiental – todas voltadas para a promoção do bem estar, da saúde e para a garantia dos Direitos sociais da população brasileira.

Contudo, planejamos algumas mudanças para este ano. Até aqui, a campanha abordou a questão sob uma perspectiva nacional, trazendo o tema geral para o debate. Agora, planejamos trazer a campanha para mais perto dos grupos locais. Esta sempre foi uma demanda esperada e agora vai se tornar realidade. Nossa intenção é fazer uma ligação entre o cartão Ore&Envie e as atividades locais desenvolvidas nas igrejas e nas universidades.

Isso vai acontecer da seguinte forma: vamos ter dois cartões. Um deles vai ser o 'tradicional' cartão do FALE – você recebe, ora, leva para seu grupo de oração, assina e põe no correio. O outro, ao contrário, será um cartão que só vai ser enviado para os grupos locais que se organizarem e solicitarem. Esse cartão vai requerer de você uma atividade a mais para contribuir com a campanha do FALE: colocar o seu bloco na rua!

A idéia é que cada grupo local leve esse segundo cartão, junto com os membros da sua igreja ou do seu grupo de ABUB, para ser assinado pelos vereadores da sua cidade. Assim, ao final do primeiro semestre de 2008, teremos uma lista dos vereadores que se comprometeram em promover políticas públicas, no seu município, para a implementação da Política Nacional de Saneamento Ambiental aprovada em âmbito federal. Essa ação pode ser conjugada com outros movimentos, e também com atos, passeatas, manifestações – e isso tudo pode ter um toque de música, de arte, e de criatividade. Esperamos que a demanda pelos cartões, por material e por atividades continue crescendo.

Ao longo de todas as campanhas do FALE até aqui, temos ao nosso lado a benção da surpresa. Seja através de contatos inesperados de crentes inconformados com as injustiças do país; seja pelo engajamento de mais grupos na oração, mobilização e no envio de cartões; seja pela reação inusitada do sujeito 'alvo' das campanhas – como alguns que responderam cartas para todos os crentes que enviaram os cartões, ou distribuíram material próprio, buscando justificar suas posições.

É sempre assim. Em nossa pouca experiência na promoção e na defesa de Direitos percebemos que, ao buscar o Reino e a sua Justiça em primeiro lugar, Deus sempre atua de maneira que nos surpreende. Oremos para que Deus nos surpreenda novamente neste ano: que nossas orações nos movam e que nossas palavras toquem, com o auxílio do Espírito, nos corações de nossos irmãos. Que possamos ser ferramentas úteis para a transformação social e vozes proféticas de proclamação da Justiça!


Marcus Vinicius Matos
Coordenador de Campanha do FALE

Nenhum comentário: