Comissão elege coordenador e propõe mudanças na comunicação do Conselho
No dia 5 de maio, a Comissão de Comunicação do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) realizou sua primeira reunião presencial em 2009. O encontro ocorreu na Secretaria Nacional de Juventude, em Brasília, com a presença dos(as) conselheiros(as) Daniela Magalhães, Fabrício Solagna, Fábio Meirelles, Marcus Vinícius Matos, Fabrício Lopes da Silva, André Ribeiro (Deco). Também participaram José Eduardo de Andrade, secretário-executivo, Danilo Moreira, vice-presidente e David Barros, presidente do CONJUVE.
Na pauta constavam quatro assuntos principais: a participação do conselho e de suas organizações-membros na Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Comunicação; a linha editorial do Boletim e do Site do Conjuve; parceria do conselho com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC); e a eleição de um novo coordenador para a Comissão de Comunicação do Conselho.
A participação do conselho e de organizações de juventude na 1ª Conferência Nacional de Comunicação foi o ponto de pauta mais extenso. Pela manhã, realizou-se um debate sobre a constituição da Comissão Organizadora da conferência ressaltando os principais pontos a serem colocados pelo Conjuve para justificar sua participação neste processo. No início da tarde, a comissão se reuniu com o secretário Nacional de Articulação Social, Gerson Luiz de Almeida Silva, representante da Secretaria Geral da Presidência da República na organização da Conferência. (veja mais)
Ainda pela manhã, a Comissão de Comunicação discutiu mudanças na linha editorial do boletim e do site do Conjuve e decidiu vincular as duas produções. O objetivo é possibilitar diferentes tipos de conteúdos – tanto informativos quanto opinativos – e proporcionar maior agilidade na produção de matérias. O presidente do Conselho, David Barros, sugeriu redefinir as seções do site, para que sejam criados “diferentes níveis de notícias, com seus respectivos fluxos”. Segundo ele, isto permitira criar espaço para publicações como notícias institucionais, reação do Conjuve a matérias veiculadas na grande mídia, matérias sobre a dinâmica interna do Conselho, agenda, e matérias sobre uma “rede de conselhos” – a ser criada com notícias dos conselhos de juventudes estaduais e municipais.
Além das questões práticas, David ressaltou que a Comissão de Comunicação tem a responsabilidade de contribuir para “o combate da concepção de ‘juventude-problema’”, em referência a matéria recém-vinculada na mídia sobre o “toque de recolher” em municípios brasileiros.
Para compartilhar a coordenação com Daniela Rocha (Cipó), foi eleito o conselheiro Fábio Meirelles (Escola da Gente). A Comissão discutiu, ainda, a parceria estabelecida com a EBC e a possível vinculação de materiais produzidos pelas organizações de juventude que integram o Conjuve nas empresas de mídia vinculadas – TV Brasil, Rádiobras, Rádio MEC, dentre outras.
A próxima reunião da Comissão de Comunicação do CONJUVE acontece no dia 3 de junho. (por Marcus Vinicius)
- Veja mais:
+ Conjuve articula participação da juventude na Conferência Nacional de Comunicação
+ Fale integra Conselho Nacional de Juventude
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário