segunda-feira, 4 de maio de 2009

Relato do encontro da Rede FALE e do Movimento EPJ em Curitiba

Douglas Rezende*

“No sábado, dia 25 de março, realizamos o primeiro encontro Rede Fale e EPJ de Curitiba e região metropolitana. Foi um momento muito especial. Estavam presentes cristãos comprometidos com o Reino de Deus e a sua justiça, representando várias igrejas, de diversos segmentos sociais.

“Os de mais ‘estrada’, como o pastor Werner Fuchs - apoiador do EPJ, um dos últimos perseguidos políticos do Brasil e figura histórica dos movimentos sociais no Paraná - puderam trocar suas experiências de vida, esperança e fé com os que estão iniciando a jornada agora, a exemplo da estudante secundarista Paulinha, afirmando em nosso coração o quanto alguém comprometido com os valores do Reino de Deus, pela Ação do Espírito Santo, pode transformar realidades aparentemente vazias de possibilidades. Fomos contagiados pelo forte desejo de estar no centro da vontade do Pai, em uma santa não conformação com este mundo e seus anti-valores, que afirmam coisas muito mais que pessoas.

“Durante o encontro cantamos músicas que falavam do constrangimento que o amor de Deus nos causa, nos direcionando a Ele antes de tudo e a nosso próximo como a nós mesmos, ‘não apenas de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.’

“Vários problemas sociais de Curitiba e região metropolitana foram levantados e comentados, bem como propostas de ação. Os relatos de experiência individual de inserção social dos presentes em participação em greve, realização de eventos em faculdade, manifestações artísticas e culturais, ativamente em movimentos sociais, a fome e sede de justiça de cada um, mais uma vez nos revelaram que a Luz pode e deve estar em todo mundo e o Sal em toda a terra. Aprendemos e nos solidarizamos uns com os outros.

“Um pequeno histórico da Rede Fale foi relatado, em especial do Paraná. A campanha por Saneamento Ambiental foi apresentada com a entrega dos cartões e relato do que encontramos na visita à Grota Criminosa em Marabá.

“Como agenda local, o Mutirão Mundial de oração por crianças e adolescentes em situação de risco, promovida pela revista Mãos Dadas, a ser realizado em junho, terá a participação da Rede Fale/EPJ em Curitiba, em parceria com uma igreja da periferia, em zona de risco social. Também assumimos o compromisso de orar e a elaborar um documento direcionado às autoridades responsáveis, apontando as situações de risco e a necessidade de posicionamento na adoção de políticas públicas eficientes. Além disso, decidimos participar da "Marcha para Jesus", a ser realizada em maio, pelos "órfãos, viúvas e estrangeiros" de nosso tempo, expondo cartazes e faixas cobrando justiça e denunciando nossas mazelas sociais.

“Terminamos o encontro espontaneamente abraçados, com o Pastor Werner orando por todos e todas. Graças a nosso Bom Deus pela Fé e força que nos têm dado e pelo grande presente de poder estabelecer laços de amizade com estes novos velhos amigos”.

*Douglas é articulador nacional da Rede FALE no Paraná e professor de história.

Nenhum comentário: