A Comissão de Comunicação do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) discutiu formas de integrar a organização da Conferência Nacional de Comunicação (CNC) e garantir a participação da juventude no evento. O tema foi abordado durante a primeira reunião presencial de 2009, ocorrida em Brasília, no dia 5 de maio. A CNC deve acontecer em novembro, com a participação de representantes do Estado e da sociedade civil organizada, e é considerada um marco na democratização dos processos comunicacionais no Brasil. A Comissão também discutiu o assunto com o Secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Gerson Luiz de Almeida Silva. O encontrou ocorreu na Secretaria-Geral da Presidência, no mesmo dia, e foi mediado pelo secretário executivo do Conjuve, José Eduardo de Andrade.
O envio de propostas para a CNC, elaboradas no Encontro de Mídia Jovem que deve ocorrer no segundo semestre de 2009, foi um dos principais resultados do encontro. Gerson recebeu a proposta com entusiasmo e assegurou a contribuição do Conjuve. “Isso é totalmente possível. Vocês têm energia e legitimidade para isso”, declarou. Ele ainda garantiu falar sobre a organização da Conferência na 17ª reunião do Conjuve, que ocorre nos dias 1 e 2 de junho. O secretário apresentou a definição do formato da Conferência como o próximo passo e sugeriu a construção de um portal da CNC, “onde todas as idéias possam ser veiculadas antes, durante e após a realização da Conferência”.
A coordenadora da Comissão de Comunicação do CONJUVE, Daniela Magalhães, enfatizou a importância da democratização do processo, lembrando que “a democracia passa pela comunicação transversal em todos os segmentos”. Segundo ela, “os jovens são os maiores consumidores e produtores de comunicação e, por isso, queremos saber como podemos participar”.
Gerson comentou sobre o histórico da convocação da CNC. Segundo ele, desde 2003 o governo organizou mais de 60 conferências nacionais para debater políticas públicas com a sociedade. No entanto, a formulação da proposta para a CNC só ocorreu em janeiro de 2007. “Em 2009, formou-se uma Comissão Pré-conferência, articulada conjuntamente por três ministérios. A idéia era que a Conferência Nacional de Comunicação fosse aberta a toda a sociedade, mas a demanda por participação foi simplesmente a maior de todas as conferências convocadas”, constata Gerson.
Ele ressalta que a Conferência terá a “participação de representantes do governo, da sociedade civil e do setor econômico”. Para isso, serão lançados editais para inscrição de organizações sociais e um concurso de monografias. Além disso, o processo prevê a realização de pré-conferências em diversos formatos – livres, estaduais e municipais.
A Rede FALE participa do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) desde 2006 e, atualmente, integra o Comissão de Comunicação do Conselho. Além da CNC, a reunião abordou a linha editorial do Boletim e do site do Conjuve; a parceria do Conselho com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC); e a eleição de um novo coordenador para a Comissão. Confira o relato da reunião. (Por Priscila Vieira e Marcus Vinicius)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário