
O encontro iniciou com a palavra de Clemir Fernandes, que apresentou a RENAS, frisando a importância da cooperação e do trabalho em Rede. “As organizações jovens não precisam reproduzir os mesmos equívocos cometidos pela geração mais adulta, cujas entidades trabalhavam em separado e até em competição. Nosso trabalho não é de disputa mas de cooperação. Não trabalhamos uns contra os outros, mas visamos todos o mesmo objetivo, por isso o trabalho em rede é fundamental. Junto se vai mais longe e se alcança maiores e melhores resultados”, afirmou Clemir.
O grupo reagiu a esta palavra inicial e Luis Henrique Leão, conselheiro da Juventude Batista do Estado do Rio de Janeiro (JUBERJ), manifestou apoio à formação da RENAS-Jovem. Para ele, essa proposta “contribui para a unidade, organização e cooperação de esforços entre os jovens”. Márcio Tchalian, da organização Jovens Com Uma Missão (JOCUM), que realiza pesquisas sobre o perfil das empresas instaladas no centro do Rio, ressaltou a importância do momento e se comprometeu a levar as demandas da RENAS-Jovem à liderança da sua organização. Para ele, “a promoção de justiça é uma preocupação que cabe a cada jovem cristão”.
Representantes de diversas siglas, os jovens decidiram articular-se na RENAS-Jovem – rede que hoje é gerenciada conjuntamente em um grupo de discussão por e-mail. Adriana, da JOCUM, avalia que o “conceito de rede é fundamental”, pois permite que organizações evangélicas somem forças sem anular suas diferenças, fortalecendo a unidade na diversidade.
Políticas Públicas de Juventude

Para Lucas Gomes, da JOCUM, “a saída é começar a falar de Missão Integral”. Já Pedro Grabois, da Rede FALE, acredita que é preciso “mobilizar os jovens a partir das redes que já existem”. Outra opinião foi a de Jéferson André, da Igreja Batista da Redenção, para quem o desafio é “empoderar os jovens para que possam se envolver com projetos e redes em suas próprias igrejas”. André, da Educafro, e Márcio, enfatizaram a importância de realizar encontros e eventos de/para/com jovens.
O grupo decidiu promover atividades dentro do encontro nacional da RENAS, que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto, bem como articular o III Seminário Evangélico de Políticas Públicas de Juventude, com data a ser definida.
Participaram da reunião André (Educafro), Adriana, Márcio Tchalian, Kamila Moratt e Lucas, da JOCUM, Luis Henrique Leão (JUBERJ), Clemir Fernandes (ISER), Gilciane Oliveira (JUMOC), Marcus Matos e Pedro Grabois (Rede FALE), e Jefferson André, da Igreja Batista da redenção. O próximo encontro ficou agendado para o dia 27 de maio, às 18h30, no ISER. (por Marcus Matos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário