terça-feira, 31 de julho de 2012

Rede Fale abre inscrições para curso de formação em Mídia e Direitos Humanos em Vitória - ES


A Rede FALE promove um curso sobre “Mídia e Defesa de Direitos: Um olhar crítico da Comunicação e dos Direitos Humanos” entre os dias 06 e 12 de agosto, em Vitória-ES.
A proposta do projeto surge da percepção de que no contexto de sociedades midiáticas pensar e agir sobre e na mídia potencializa lutas e reivindicações e possibilita que se tornem visíveis demandas sociais e violações dos direitos humanos.
O projeto propõe a formação teórico-reflexiva e prática de jovens que atuam em redes, movimentos e organizações sociais e sentem necessidade de aprimorar seus conhecimentos nas áreas abordadas. O conteúdo volta-se para a crítica à realidade social, incluindo: noções e conceitos relacionados à comunicação, com foco nas relações entre a cultura midiática e as formas de expressão cultural e política da atualidade; noções e conceitos relativos aos Direitos Humanos, como um campo em disputa, além de estratégias para a sua promoção na vida social e de mecanismos de denúncia de suas violações; perspectivas da comunicação como direito humano e o contexto brasileiro; oficinas de: campanha de defesa de direitos; vídeo; fotografia e internet (site e redes sociais).
Primeira edição curso - novembro de 2011 - Rio de Janeiro
A formação será realizada em dois módulos distintos divididos entre os dias 06 e 12 de agosto, um durante a semana durante as noites (18 as 22 horas) e o outro no fim de semana (08 as 18 horas), totalizando 40 horas. O local da formação será definido em breve.
As inscrições serão realizadas por questionário online e serão aceitas até o dia 04 de agosto.
Informamos que, no caso do número de inscritos exceder a capacidade do curso, haverá seleção de participantes. A prioridade será para pessoas com capacidade de multiplicar a formação - todos os participantes receberão material de apoio, com conteúdo e orientação para promover cursos e oficinas em comunicação e direitos humanos.
O projeto é uma iniciativa da Rede FALE com o apoio do Anexo Cultural, FONAJUVES, Fundo de Iniciativa Comum e Instituto Imagem e Cidadania. O curso foi desenvolvido pela Rede FALE e ISER, sendo que sua primeira edição aconteceu no rio de Janeiro, em 2011. Para saber mais o que aconteceu na primeira edição, acesse o site/relatório.


2 comentários:

Bruno Galvão disse...

gostaria de saber se o horário do curso durante a semana mudou, pois na imagem atual está de 11 as 22 horas e anteriormente estava de 18 as 22 horas

Morgana Boostel disse...

Olá Bruno, a imagem saiu com erro! É de 18 as 22 mesmo, vamos corrigir!