Bruno Dias*
A web 2.0 já provou seu poder de mobilização. Ante todas as críticas que se possa fazer (e são muitas), memes como “Luiza no Canadá” e “para nossa alegria”, só para citar os mais recentes, comprovam o quanto uma ideia pode ser disseminada e ganhar força a ponto de dominar a pauta das conversas nas filas de banco, padarias, coletivos etc. Esses eventos surgem espontaneamente, sem os pesados investimentos financeiros dos setores de marketing e o apoio dos grandes veículos de mídia tradicional.
Mas como utilizar esta poderosa ferramenta para chamar atenção para as questões que entendemos que merecem destaque? A chamada “Primavera Árabe”, série de mobilizações que recentemente derrubou ditaduras de décadas em alguns países do Oriente Médio, foi uma demonstração de que o uso da internet pode transformar realidades.
O Fale está presente na web: blogue, facebook, twitter... com representação nacional da rede, mas também em diversas outras contas que são ponto de encontro e expressão dos vários grupos locais que compõem o Fale. Nesta quinta (05/07), iniciamos em nossa página no facebook a utilização de um recurso atualmente muito eficiente nesta rede social: a divulgação de ideias e causas por meio de imagens. O objetivo é difundir na web, sob a perspectiva cristã, as questões que mobilizam as pessoas e organizações que integram a Rede. Contamos com a participação de todos, falantes, não falantes, simpatizantes, amigos e todos que se identificam com as questões apresentadas. Fale, curta, compartilhe!
Abaixo, a primeira imagem veiculada, convocando os cristãos à oração e mobilização em prol da situação das unversidades públicas do país:
Oremos pela situação da educação no Brasil! Hoje você pode colocar em oração a falta de estrutura de nossas escolas e universidades. Ore pelos professores e técnicos-administrativos que recebem baixos salários e para que o governo se sensibilize e nosso país invista na qualidade do ensino.
*Bruno Dias é jornalista, "falante" do Rio de Janeiro, RJ (Rede Fale-RJ: redefale.rj@gmail.com).
Nenhum comentário:
Postar um comentário