sexta-feira, 3 de junho de 2011

E a covardia não termina

*Por Raquel Noeli

Muitos acompanharam em rede nacional a ação violenta do BME contra os estudantes da UFES e demais cidadãos de Vitória. Foram aproximadamente seis confrontos contra manifestações pacíficas. As reinvindicações eram por melhorias no transporte público, contra o aumento da tarifa e a violência da Polícia do Estado. Esse não é o primeiro ato no ano. Já foram feitos mais de dez e até agora não conseguimos resposta do Governo. A mídia tem manipulado as informações, fazendo com que a população fique contra os manifestantes e expondo apenas a opinião do Governo, que mentiu a respeito das negociações (que não chegaram a ser feitas).
O cenário de guerra e terrorismo vem se repetindo no ES. Em menos de um mês ocorreram três ações inescrupulosas reprimindo os manifestantes que agiam pacificamente. BME, ROTAM, PM e Cavalaria agiram com uma covardia sem tamanho utilizando gás lacrimogênio, balas de borracha e agressões físicas. O resultado hoje, mais uma vez, foram pessoas feridas e aproximadamente 20 detidas sem nenhum critério. As pessoas que andavam no local onde a manifestação ocorreu também foram vítimas da ação da Polícia que deixou toda a população aterrorizada.

* Raquel Noeli é uma jovem militante e atua no Avalanche Missões, em Vitória-ES.

Saiba mais:

2 comentários:

Flá. disse...

Atirar contra os manifestantes é atirar contra o povo. A maioria da população que usa o transporte público está cansada de pagar cada vez mais e não ter retorno. É assim com preço da passagem, da gasolina, do pedágio e de todos produtos com imposto embutido. A repressão vem para calar, mas não haverá silêncio. O novo protesto de hoje está aí para provar que nós falamos e nos indignamos. Não dá para baixar a cabeça diante das injustiças sociais. Chega de injustiça e violência. Queremos vida digna e paz. E continuemos a falar.

Marcus Vinicius Matos disse...

Todo apoio as manifestacoes pacificas de estudantes contra tarifas altas e servicos de transporte publico ineficientes e de pessima qualidade!

Aqui no Rio a situacao do transporte publico eh igual ou pior a isso. Deus abencoe a luta de vcs e que o Espirito Santo os sustente diante da adversidade.

Somos chamados a ser santos e a santidade se expressa, muitas vezes, no cuidado com o proximo e no identificar-se com aqueles que sofrem.

Tenho certeza que o sofrimento da populacao capixaba com o transporte publico nao eh de hoje.

grande abraco!

Marcus Vinicius Matos.