Na madrugada do dia 18 de maio, uma ação violenta da PM do Espírito Santo na desocupação em Aracruz, o membro da Rede Fale e missionário da Avalanche Missões Urbanas, Eric “Peruca” Rodrigues, foi ferido.
Segue abaixo relato do Peruca:
“… no dia na madrugada de ontem(18 de maio) cheguei em Aracruz, onde havia uma ocupação urbana com 1600 pessoas e 510 crianças. A ocupação “nova esperança” existe a quase 1 ano e havia rumores que o batalhão de missões especiais BME chegaria às 4 da madruga e derrubaria todos as casas e prenderiam lideres, mas nada foi divulgado oficialmente.
Quando cheguei lá, a situação era de angústia, pois o povo temia o que podia acontecer, às 2 da manhã, um incêndio bem próximo a ocupação deixou o clima ainda mais tenso. A fumaça cobriu todo o lugar e o medo imperou, pela manha o batalhão chegou eram 400 homens, e também a cavalaria, cachorros, helicópteros, atiradores de elite no alto dos prédios.
Os moradores fizeram barricadas para se proteger. Não ouve dialogo. A invasão começou bem cedo, e foi da foram mais violenta possível.
Muita gente chorando, crianças feridas, idosos se arrastando pelo chão. Aleijados tomando tiros de borracha.
Logo apos chegou o GAO, uma espécie de BOPE daqui, armado com fuzis e submetralhadoras. Ameaçaram matar o Gustavo( Valentes Noturnos e Rede Fale Es), que é um companheiro nosso. Me pegaram com mais 2 amigos e fomos duramente esculachados(nunca ouvi tanto palavrão na minha vida). Por sorte fomos liberados. Essa guerra durou várias horas. a comissão estadual de direitos humanos foi recebida a bombas de gás. A imprensa toda levou balas de borracha, em num momento, mesmo de joelhos e de mãos para cima, descarregaram bala de borracha em mim. Saí correndo e pulei pra dentro de um barraco por sorte só uma bala me atingiu.
Foi a maior operação do gênero na historia do Espírito Santo, nem pra combater o trafico de drogas se usou todo este efetivo no estado.
As casas foram derrubadas com as coisas dos moradores dentro.A OAB, o conselho de direitos o humanos, o sindicato dos jornalistas, a rede alerta contra o deserto verde, o avalanche missões urbanas, o movimento terra trabalho e liberdade, escreveram cartas oficiais de repúdio a atuação do estado e a PM.
Em toda minha vida nunca vi tamanha truculência contra pessoas pobres e esta é a política estadual de moradia, minha casa minha morte.Muita gente dormiu na rua em garagens e se virou como pode. a cidade continua sitiada pelos PMs, o clima é de guerra civil.
Eu e os companheiros tivemos que sair as presas e escondidos de Aracruz com medo do que poderia acontecer conosco, pois nem todas as balas eram de borracha. algumas eram de chumbo e tinham endereço certo.
Estou em vitória e estou bem. Hoje vamos ter algumas reuniões(orem para que consigamos bons resultados) e vamos prosseguir lutando, uma ação fascista como essa não pode ficar barato.
Tememos que o povo se revolte e começo e revidar o terror que sofreram.
Em breve dou mais noticias, saudade dos irmãos. Fiquem na paz. Deus seja conosco”.
Pedimos que orem pela vida do Peruca e para que os desdobramentos não tragam mais violência e dano para todos. Orem pela PM do ES, para que eles aprendam a respeitar os cidadãos, independente de sua classe social. Orem pelo FALE ES e por todos os seus projetos.
Caio César S. Marçal
Sec. de Mobilização da Rede FALE
mobilizacao@fale.org.br
Twitter: @caiofale
Cel: 31 93086548
Um comentário:
REALMENTE UM ABSURDO! Deus abençoe a vocês todos, vamos continuar a marchar firmes na luta pela Justiça Social!
Graça e Paz.
Postar um comentário