terça-feira, 15 de maio de 2007

Relatos dos Articuladores Regionais

1) Participação no Fórum Social Potiguar – Natal/RN – por Leandro Silva

“Encerramos mais um passo na caminhada "Resistência dos povos às estratégias imperialistas", programação do Fórum que teve a participação do FALE, ABUB e também de algumas pessoas do MEP.

As oficinas "Fale por Saneamento Ambiental no Brasil: Fé Cristâ, Direitos humanos e Meio Ambiente" e "Violência, justiça e políticas públicas: Mobilização Social e Defesa do Estatuto do Desarmamento" foram muito relevantes. A oficina sobre o FALE e Saneamento Ambiental foi uma das mais concorridas da manhã, atraindo militantes do MST, PDAs da Visão Mundial (da cidade de Janduis e de outras do meio rural), Associações Comunitárias rurais, pastores e Líderes evangélicos, seminaristas, sindicalistas, membro de comissão da Agenda 21, estudantes universitários, educadores. A proposta de ação do fale foi apresentada, tivemos uma abordagem sobre direitos humanos e uma exposição sobre o tema da campanha. Apresentamos o projeto Jubileu da Terra. Todos saíram de lá com o desejo de continuar a interagir e com a consciência de que é preciso trabalhar em rede para alcançar nossos objetivos e provocar um impacto sério na promoção da justiça. Grupos locais do FALE em áreas rurais e discussões sobre a campanha e defesa de direitos nestes movimentos sociais são os primeiros passos que, esperamos, sejam concretizados a partir da oficina.

A oficina sobre Desarmamento, políticas públicas, violência e promoção da justiça teve um público menor, mas ainda formado por gente dos PDAs da Visão Mundial (do PDA Natal e do PDA Mossoró, sendo eles educadores, facilitadores e uma técnica de desenvolvimento comunitário, membro da Assembléia de Deus), estudante universitário, líderes comunitários, representantes de ONGs. A oficina foi ministrada pelo Coordenador de Direitos Humanos do Governo do RN, Marcos Dionísio e por Leandro Silva, da Rede FALE, Comitê Potiguar pelo Desarmamento e Rede Desarma Brasil, ambos articuladores da campanha do desarmamento no RN. A oficina foi muito rica e marcada pelos testemunhos pessoais de gente que tem se dedicado a atuação comunitária em comunidades com índice elevado de violência. A lógica da violência e sua estrutura em nível local, nacional e global, construção de políticas públicas, a real situação das comunidades e os indicadores e estatísticas de Natal, o estatuto do desarmamento, diagnóstico e medidas da CPI do trafico de armas foram alguns dos enfoques de uma conversa franca sem academicismo, mas de forma muito prática e instigante. Ao final da oficina, as pessoas resumiram sua participação através de palavras que transmitiram o enorme desafio e o impacto provocado pelas informações recebidas. Multiplicar em suas organizações, igrejas e comunidades, conhecendo, divulgando e trabalhando na defesa do estatuto do desarmamento e na edificação de outras políticas públicas por meio do controle e da pressão social foi o compromisso que todos assumiram.

Enfim, a participação no Fórum está se mostrando uma experiência muito relevante de mobilização, articulação de ações, mas também de crescimento e aprendizado. Nossa expectativa é de continuar participando do processo continuo de construção do FSP, por meio de sua comissão organizadora, com a proposição de atividades maiores e mais bem-estruturadas para marcar as próximas edições do evento.

Obrigado a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que estas ações acontecessem. Amigos e irmãos da Visão Mundial, Instituto Sou da Paz, MEP e nossos companheiros falantes foram imprescindíveis no incentivo e no envio de materiais e informações que foram cruciais para a realização das programações.

Amanhã participo da mesa sobre "um projeto popular para o Brasil" na Assembléia Popular.”

2) Articulação na Região Norte

Na Região Norte, mantivemos contato com a ABU Marabá. Lá foi eleita uma diretoria pro FALE apesar do problema dos envios dos cartões da nova campanha, estamos articulando uma atividade com a nova campanha. Convidamos Carlos Eduardo para ser o Articulador Regional do Fale para o Norte Brasileiro. Já na cidade de Belém, segue abaixo relato do Victor (ABU local):

“... no Fale, por enquanto, já falei com o pastor lá da Igreja, só falta marcarmos uma data para fazermos todos juntos a leitura dos cartões e todos assinarem para eu ir aos correios enviar para o Distrito Federal, de preferência antes de Junho, quando é enviada a Lei de Diretrizes Orçamentária ao Congresso Nacional.

Depois pensamos em fazer um documento ou começar por nós mesmo coleta seletiva lá na Igreja no mesmo dia da apresentação da campanha de Saneamento Básico do Fale.”

3) Articulação no Nordeste

Sofremos muito com o não recebimento dos cartões. Atrapalhou uma serie de atividades que já havíamos feito não apenas para o Nordeste, mas para boa parte do Brasil. Mesmo depois do baque inicial causado por essa essa frustação, mantemos contato com igrejas e organizações cristãs. Segue abaixo algumas informações:

  • A ABU/FALE Sobral está trabalhando junto a FAMED(Faculdade de Medicina) um evento com a campanha de Saneamento Ambiental. Nossa idéia é reunir acadêmicos dos cursos na área de saúde, saneamento ambiental, igrejas em geral para travar uma discussão sobre tema saneamento ambiental. O grupo também agendando atividades em igrejas. Possivelmente no mês de maio faça uma programação com igrejas, fazendo treinamentos, momentos de oração e apresentações musicais em atividades do FALE/ABU.
  • Em Fortaleza, Rodolfo está entrando em contato com igrejas e seminários da cidade.
  • Quanto a ABU Nordeste, participamos do Conselho Regional na semana Santa, na cidade do Recife. Lá foi possível distribuir os cartões entre todos os grupos e contatos da ABU no Nordeste. Esses grupos(Natal, Fortaleza, Sobral, Feira de Santana, Salvador, Aracaju, Recife, Areia, Maceió, João Pessoa) se comprometeram a promover as alguma atividade.
  • Nilton Melo, tesoureiro do Conselho Regional da ABU Nordeste e Presidente da Juventude Batista do Sergipe(JUBASE), nos convidou para participar do Congresso com um espaço privilegiado no evento, que ocorrerá em maio desse ano.
  • Conversamos com Rodolfo e Pedro Henrique sobre meios de movimentar a Coordenação de oração, nossas dificuldades e desafios no FALE e vida pessoal. Discutimos sobre novas possibilidades de ações da Coordenação de oração em conjunto com o Assessor de Diaconia da ABUB e articuladores Regionais. Pedro Henrique nos levou na igreja onde pastoreia (I Igreja Batista de Olinda) e conversamos sobre atividade nas do FALE em sua igreja.
  • O Pr. Bené, da Igreja Batista em Bultrins/PE, responsável pela programação da V jornada Teológica da FTL NE um momento com o FALE no evento, que ocorrerá nos dias 28 a de abril.
  • Henrique (FALE/Feira de Santana) está articulando com o grupo local um Fórum evangélico sobre Políticas Públicas.

Mais notícias:

Estabelecemos contatos em locais onde não temos articulação e freqüentemente mandando informações para várias listas de discussão, MEP, VISÃO MUNDIAL, IGREJAS.

Caio César Sousa Marçal – Coordenação de Articulação

Nenhum comentário: