quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Campanha - FALE em favor do povo Guarani-Kaiowá

Rede FALE lança campanha eletrônica para unir vozes em defesa da demarcação de terras indígenas no Estado do Mato Grosso do Sul

Por Marcus Vinicius Matos*

No Brasil, a questão indígena está entre os desafios mais sensíveis e complexos que temos de enfrentar. A cada ano mais povos indígenas se reencontram com sua identidade e clamam por seus direitos, principalmente pelo direito à terra, e pela retomada de seus territórios originais. Alguns casos se tornam emblemáticos - basta lembrar da demarcação de terras da reserva Raposa Serra do Sol, no estado de Roraima, ou da Aldeia Guarani Tekoa Mboy-ty, em Niterói (RJ), e dos conflitos decorrentes nessas ocasiões. Embora boa parte dos brasileiros seja favorável a retomada de territórios pelos povos nativos do país, essas demandas geralmente esbarram em fortes interesses econômicos, principalmente do setor agrícola - cuja representação política é, talvez, uma das mais poderosas no cenário político nacional.

Esta semana, um conflito por demarcação de terras no estado do Mato Grosso do Sul tomou novos contornos. Após extensos meses de disputas judiciais, onde órgãos públicos dos três Poderes da República posicionavam-se de maneira diferente - e conflitos armados com fazendeiros, que causaram a morte de centenas de índios - cerca de 170 índios da etnia Guarani e Kaiowá divulgaram uma carta onde anunciam que defenderão seu território com suas próprias vidas, caso decisão da Justiça Federal que decreta seu "despejo" (remoção do território que agora ocupam) seja cumprida.

Em decorrência deste conflito, a Rede FALE decidiu somar vozes de clamor, oração e denúncia, em favor das dezenas de famílias indígenas Guarani-Kaiowá na região. A petição eletrônica é endereçada a cinco autoridades do país - dentre elas a Presidente da República - e pede sua intervenção no conflito, em defesa daquele povo.

Para colaborar com esta campanha, assine aqui a petição eletrônica, ou siga o endereço abaixo:

FALE em favor do povo Guarani-Kaiowá
https://www.change.org/en-GB/petitions/fale-em-favor-do-povo-guarani-kaiowá-2

Para saber mais sobre esta situação, leia as matérias abaixo:

+ Decretem nossa extinção e nos enterrem aqui (Revista Época)

+ Comunidade Guarani-Kaiowá no MS é novamente atacada a tiros (Carta Capital)

+ Abaixo assinado mobiliza internautas pela causa dos índios Guarani-Kaiowá (EBC)

+ Carta sobre Morte Coletiva de Indígenas gera comoção e incerteza (BBC)



* Marcus Vinicius Matos é membro da Coordenação Geral da Rede FALE e Doutorando em Direito pelo Birkbeck College, University of London. 

Um comentário:

Rox disse...

Partiipei de uma manifestação no último domingo, no Rio e filmei uma índia que vive na aldeia maracanã (ameaçada de sair de lá já que o Sr. governador que derrubar o prédio para construir "melhorias" para a copa de 2014) fazendo um discurso emocionado e esclarecedor. De início ela fala em tupi-guarani mas depois continua em português. Me levou e levou mais alguns lá às lágrimas. www.youtube.com/watch?v=h8HBMhNNHaw

e um video da manifestação www.youtube.com/watch?v=pu7VNsbdhPY

Se puder divulgar...