sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Jovens da Rede FALE e Prefeitura discutem sobre ações de saneamento e educação ambiental da Grota Criminosa

Por Carlos Eduardo da Silva Fernandes*


Rede FALE é convidada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá/PA a discutir plano de atividades e programa de educação Ambiental na região da Grota Criminosa

O grupo FALE local representado na oportunidade por Elias da Silva Albuquerque e Carlos Eduardo da Silva Fernandes estiveram reunidos com o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente representado por Márcia Leísa Oliveira e equipe, na manhã de do dia 22 de outubro, tendo como foco da conversa a Grota Criminosa de Marabá.

Na oportunidade foram apresentados dados sobre a grota, informações sobre a Rede FALE e suas ações locais, o projeto da rede para a grota, discussão de ações conjuntas e obras da prefeitura em torno da grota, que levou o Departamento a acionar a Rede FALE para tomar medidas sobre tal trabalho proposto pelo gestor municipal (interessante isso não é?).

Foi relatado todo o histórico de ações da Rede FALE ligadas a temática, que desde 2007 envolveu saraus culturais, a confecção dos cartões, palestras em Marabá e Itupiranga, Campanha Nacional focada em Marabá, Amplificando (realizado em Marabá e no Fórum Social Mundial em Belém-2009) com atividades debatendo Saneamento Ambiental e Defesa de Direitos, participação em conferencias, formação em educação ambiental com A ROCHA, além das atividades de pesquisa na região nos anos de 2007 e 2008, em especial. Do outro lado, os servidores expuseram suas dificuldades de obtenção de informação não conseguindo atender os questionamentos feitos por acadêmicos sobre a grota e nem elaborar estudos no local por falta de verba pública.

Compartilhamos situações, dificuldades, anseios assim como alternativas para iniciar um trabalho de impacto e dentre alguns pontos, propomos uma ação conjunta para elaborar um projeto de educação ambiental relacionando questões de saúde e meio ambiente e o reflexo das obras que foram feitas até hoje nas margens e através do despejo de efluentes de maneira inconsequente até mesmo por não haver um sistema de coleta que atenda a todos os moradores, pensando também na captação desses recursos.

Foi entregue ao departamento, arquivos e todos dados levantados até sobre a grota com o objetivo de sincronizar e nivelar conhecimento e propomos uma nova reunião para tratarmos de estratégias e elaboração de um cronograma objetivando prazos para a elaboração e entrega de projeto.

A seguir conversamos com a Coordenadora do Departamento de Licenciamento Ambiental, Hígia Gusmán Brandão, sobre o processo que envolve a liberação das obras de manilhamento e asfaltamento na grota criminosa e os procedimentos que a Secretaria está adotando. Nas palavras de Hígia: “A obra já tem uma Licença Prévia, mas não será liberada nenhuma Licença de Instalação se a prefeitura não apresentar um projeto técnico incluindo os impactos ambientais a serem causados e medidas mitigadoras a serem adotadas.” A Rede FALE foi perguntada sobre soluções alternativas para a situação na grota, uma vez que a questão não é apenas ambiental e sim socioambiental, evitando que os ribeirinhos lancem seu esgoto e resíduos na grota, mencionamos sobre a segunda fase do projeto que não é de conscientização e sensibilização e sim de caráter técnico.

Também foi sugerido expor o caso aos olhos do Ministério Público.

Fomos muito elogiados pela iniciativa, foi a primeira vez que a Secretaria de Meio Ambiente Municipal convidou o grupo para debater o assunto e temos a certeza que é apenas o começo de todo um plano estipulado por Deus. Avaliamos como positivo tudo que foi colocado e planejado e creio que assim estaremos cada vez mais nos aproximando de ser um referencial socioambiental em Marabá/PA.

* Carlos Eduardo é coordenador da Campanha "FALE por Saneamento Ambiental em Marabá/PA".

-----

Veja também:

Jovens evangélicos se mobilizam por saneamento ambiental em Marabá (PA)

Saneamento ambiental: desafio missionário urbano

Campanha em Marabá ganha apóio político no Estado

Redes de jovens evangélicos promovem direitos para diminuição da desigualdade no país

Um comentário:

cleudiana disse...

gostaria que voces entrase em contato comigo nesse endereço;de e-mail;fmwcleulimaana@hotmail.com desdeja agradeço;meu nome e cleudiana e muito emportante.