terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ações de grupos FALE no Plebiscito da Terra

ajuntamentoO Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA) promoveu nesse ano o PLEBISCITO POPULAR PELO LIMITE DE PROPRIEDADE DE TERRA e a Rede FALE formalizou seu apoio e participação.

Foram diversas as atividades realizadas pelos grupos FALE em vários estados, alguns dos grupos puderam participar montando urnas em igrejas (Sobral/CE, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ), participando do “Grito dos Excluidos” (Fortaleza/CE e Curitiba/PR) e de tantas outras formas.

Alguns representantes do Fale SP, participaram do momento de abertura do plebiscito na Universidade Metodista de São Paulo. No Ajuntamento das Tribos, o FALE RJ coletou assinaturas e fez uma “blitz” dentro do evento. O Secretário Nacional de Mobilização divulgou amplamente no cadastro da rede e entre os parceiros de RENAS o abaixo-assinado online da Campanha.

Desejamos fazer com que nossas igrejas e grupos reflitam mais profundamente sobre a questão agrária em nosso país e produzir materiais que ajudem na reflexão sobre reforma agrária no Brasil.

Segue abaixo relatos da algumas ações de grupos FALE no Plebiscito da Terra:

FALE Rio de Janeiro (RJ) – Rede FALE no Ajuntamento das tribos

“Imagine um lugar onde se pode encontrar gente de todos os tipos, de diversos lugares, de tribos diferentes adorando a Deus. Imaginou? Lembrou-se da descrição apocalíptica do céu? Na verdade, estou falando de uma parte do Reino do Senhor aqui mesmo na Terra. No fim de semana do feriado de 07 de setembro aconteceu o Ajuntamento das Tribos, em Itaboraí, onde membros de Comunidades (Igrejas) alternativas reuniram-se para pensar o próprio “movimento”, traçar metas, trocar experiências e “cantar rock and roll para a glória do Senhor”.

ajutamento2 A rede Fale marcou presença com o “Plebiscito da Terra” (Campanha Nacional pelo Limite da Terra), que arrecadou em torno de duzentas assinaturas. Foi muito interessante a presença do Fale no Ajuntamento, pois tivemos a oportunidade de divulgá-lo e de receber retorno disto: um dos líderes presentes, Ayrton, mostrou ao Caio Marçal, a mim e a um fotógrafo (que não me recordo do nome, não lembro nem do meu às vezes) a absurda degradação ambiental promovida pela LogShore, especialista em logística, que aterrou um rio em Guaxandiba, São Gonçalo (RJ). Tais frutos servirão para fortalecer a Rede Fale no Rio de Janeiro”.

Juliana Peres – Membro do FALE RJ

FALE Curitiba (PR) – Rede FALE Paraná divulga plebiscito na Convenção Batista Paranaense

“Na manhã do dia 25 de agosto de 2010, a convite do Pr. Hilquias,  presidente da Convenção Batista do Paraná, falamos sobre o "PLEBISCITO PELO LIMITE DA TERRA" na Convenção Batista do Paraná. Relatamos os problemas que o latifúndio acarreta, o importante papel que as pequenas propriedades têm na questão do trabalho e produção de alimentos, nossa segurança alimentar, as questões da concentração de terra e recursos, sua influência na miserabilidade das cidades, a importância de pautar ações pela justiça e de sermos ativos neste plebiscito, claro que o tempo foi curto, mas deu para citar tudo isto, pautado em Isaias 5:8 contextualizado para nossos dias.

Estavam presentes cerca de 40 pastores, todos ouviram com muita atenção e muitos se interessaram em participar de alguma forma. Até um comentário foi feito no sentido da importância deste texto de Isaias e da necessidade de se repercutir o que foi dito nas demais igrejas, a partir dos pastores, que são formadores de opinião. O encontro se desdobrou na possibilidade de montar urnas em três igrejas da cidade”.

Douglas Rezende – Articulador Rede FALE Paraná

Nenhum comentário: