quinta-feira, 15 de abril de 2010

ÁGUA POLUÍDA MATA MAIS QUE VIOLÊNCIA, DIZ ONU

cartao O novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep, na sigla em inglês) traz um alerta muito importante: o consumo e o uso de água não tratada e poluída matam mais do que todas as formas de violência, incluindo as guerras. Mais de 1,8 bilhão de crianças com menos de cinco anos de idade morrem todo ano em decorrência da falta de qualidade da água e de saneamento básico. O estudo, divulgado no Dia Mundial da Água(22 de março) em Nairóbi, capital do Quênia, na África.

Segundo o documento intitulado “Limpar as águas: um enfoque em soluções de qualidade da água “ denuncia que as crianças são as principais vítimas por falta de água tratada, com o assombroso número de uma morte no mundo a cada 20 segundos. Achim Steiner. diretor da Unep, disse que"Se o mundo pretende... sobreviver em um planeta de seis bilhões de pessoas, caminhando para mais de nove bilhões até 2050, precisamos nos tornar mais inteligentes sobre a administração de água de esgoto".

No Brasil, o problema está longe de se diferente, e alguns números são assustadores:

  • Cerca de 130 pessoas morrem todos o dias por doenças relacionadas com o problema de falta de tratamento de água.
  • Na última década, cerca de 700 mil internações hospitalares ao ano foram causadas por doenças relacionadas à falta ou inadequação de saneamento.
  • Somente em 2005 foram mais de 900 mil pessoas internadas.
  • Se o esgotamento sanitário atingisse os 80% da população em 2010, a expectativa de vida do brasileiro passaria de 68,6 anos em 2002, para 69,8 anos em 2010.
  • 65% das internações em hospitais de crianças com menos de 10 anos são provocadas por males originados da deficiência ou da inexistência de esgoto e água limpa.
  • No Brasil, em 2004, o acesso à rede de esgoto era de 4% da população rural e 53% da população urbana.
  • Entre 1995 e 1997, 342 mil crianças brasileiras com menos de cinco anos morreram vítimas de doenças relacionadas à falta de higiene.

Desde 2007 o FALE mobiliza-se em torno da temática de Saneamento Ambiental, que tem como alvo garantir esse direito tão fundamental.

Nenhum comentário: