quinta-feira, 4 de março de 2010

Semana Mundial de Oração Contra a Pobreza


Por Lenildo Medeiros


"A pobreza é uma injustiça – algo que não podemos ignorar". Pensando nisso, a organização humanitária cristã britânica Tearfund está convidando as igrejas brasileiras a participarem de um evento mundial de oração contra a pobreza. Durante uma semana, de 1 a 7 de março, milhares de cristãos ao redor do mundo estarão orando simultaneamente sobre este tema e pelas pessoas que sofrem por não terem casa, comida, saúde, educação, saneamento, enfim, que sentem na pele a dor da injustiça social. O lema da campanha é: "Uma Voz. Um Povo. Uma Oração".

O representante nacional da Tearfund para o Brasil, João Martinez da Cruz, orienta que a metodologia poderá incluir: 1. dedicar toda uma reunião ou culto para abordar temas de pobreza e justiça e orar sobre eles; 2. dedicar apenas uns 10 minutos para divulgar os materiais da Semana de Oração e motivar as pessoas a participarem (a Tearfund está disponibilizando recursos em português: Guia de orientações para organizadores, com sugestões bem criativas para conduzir um grupo em oração e histórias de transformação; Guia de oração, com textos bíblicos e comentários para cada dia da campanha; e uma lista especial com Pedidos de Oração); 3. sugerir que os grupos familiares ou os diferentes ministérios da sua igreja usem os materiais da Semana de Oração; 4. acrescentar o seu pedido de oração ao mural online de oração, enviando um email para onevoice@tearfund.org com o seu nome, o nome da sua igreja ou grupo e o da sua cidade.

A Lista de Pedidos de Oração relaciona e detalha os elevados alvos da campanha de oração da Tearfund, buscando combater injustiças que trazem consequências terríveis para a vida das pessoas e suas famílias. Veja alguns tópicos, mas não deixe de ler os pedidos específicos que cada um deles contém, baixando a lista na íntegra: "Orando sobre o impacto das mudanças climáticas; Orando sobre o impacto do HIV; Orando sobre questões de insegurança alimentar; Orando pelas crianças em situação de risco; Pedidos de oração pela República Democrática do Congo; Orando pela África Ocidental; Orando pela Ásia; Orando pela América Latina e Caribe; Orando pela África Meridional; Orando pela África Central e Oriental".

Leia o convite da Tearfund aos cristãos brasileiros para a semana de oração: "Levante a sua voz em oração e louvor ao nosso Deus de amor, esperança e transformação. Faça parte de um movimento mundial de pessoas que buscam a Deus – orando e agindo por justiça, misericórdia e um fim à pobreza. Março de 2010. Igrejas locais, igrejas em pequenos vilarejos, igrejas nos lares, pequenos grupos, indivíduos – a igreja em todo o mundo vai orar em uma só voz, de 1 a 7 de março. Faça com que a sua voz seja ouvida e faça parte deste movimento mundial de oração! Essa iniciativa cria uma oportunidade para nos conectarmos com o nosso Deus Todo-Poderoso e uns com os outros através da oração, ouvindo a Deus quando buscamos a justiça, a misericórdia e o fim da pobreza. A iniciativa "Uma Voz" nos leva a orar por mudanças e sermos um instrumento de mudanças. "Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração" - Atos 4:32."

E para não ficar apenas na semana e na campanha, a convocação da Tearfund se estende e amplia através da proposta de continuidade da oração no restante do ano e com o convite à mobilização e à ação direta nas comunidades: "Quando oramos, as coisas começam a mudar. A oração leva à ação. As nossas orações e ações não devem ser restritas a apenas uma semana. Como cristãos, elas devem ser uma parte integral das nossas vidas. Por causa disto, estamos convidando as pessoas a responderem a esta iniciativa: continuando a orar, participando em campanhas por justiça e, através das nossas próprias igrejas, fazendo a diferença em nossas comunidades locais", concluem os organizadores.

Fonte: Agência Soma

Leia também sobre a Semana de Oração:
+ Mais detalhes em português.
+ Mais detalhes em inglês, um clipe, o mapa e o mural de oração.
+ Site da campanha.
+ Lista de Pedidos de Oração

Um comentário:

Rodrigo Cesar disse...

Boa noite e Paz.
Pô, excelente campanha, mas dei mole, só vi o post hoje.
Mas vou ficar ligado e vou orar pela causa tambem.
Aí, que Deus abençoe sempre.