sexta-feira, 5 de setembro de 2014

A viúva persistente e o Plebiscito Constituinte…

* Por Ana Elizabete Machado 

“Jesus contou uma história para mostrar que é necessário orar sempre, sem desistir: 'Havia um juiz em determinada cidade que não se importava com Deus nem com as pessoas; mas uma viúva estava sempre atrás dele, pedindo: “Meus direitos estão sendo violados. Faça alguma coisa!”. Ele nunca dava atenção à mulher, mas, como ela não desistia, ele disse a si mesmo: “Não me importo com Deus, e menos ainda com as pessoas. Mas essa viúva não vai me dar sossego. Melhor eu tomar providências para que ela receba justiça. Do contrário vou acabar maluco com essa insistência”.' Então o Senhor disse: 'Vocês ouviram o que disse aquele juiz, apesar de ser tão mau. Por que pensar, então, que Deus não fará justiça ao seu povo escolhido, que sempre clama por ajuda? Acham que Ele não vai ajudá-los? Garanto a vocês que vai, e sem demora. Mas a pergunta é: quanto dessa fé persistente o Filho do Homem vai encontrar na terra quando voltar?'”
Lucas 18. 1-8 (Tradução A mensagem, de Eugene Peterson)

Esta parábola sempre me intrigou muito, ela me faz refletir muitas coisas, mas hoje eu gostaria de fazer uma comparação desta história, com parte da nossa história brasileira contemporânea. Nestes nossos dias temos visto que o sistema político brasileiro tem demonstrado falhas gerando corrupção e injustiça. E certamente se olharmos nossa história política muito já foi melhorado, no sentido de que o poder não está somente na mão de um ou um determinado grupo, hoje podendo todos participarem das decisões do país, estado e cidade, através de representantes. Hoje temos a possibilidade de colaborarmos, mesmo que representados (e votar não é a única forma de participar!), com a construção contínua do país, um país mais justo. Mas ainda temos regras não muito justas no nosso sistema político, uma delas, por exemplo, é o financiamento privado das campanhas políticas, pois o que temos visto acontecer é que grandes empresas/instituições fazem “doações” nas campanhas e, depois do candidato eleito, cobram de volta em forma de favores. Isto, a Bíblia já nos alerta, é injusto e o Senhor cobrará, pois o que Deus exige das relações sociais é justiça, principalmente a aqueles mais necessitados, que na Bíblia aparecem nas figuras dos órfãos e das viúvas.

Quando olho para esta viúva da parábola de Jesus e para o povo brasileiro que ainda clama por leis justas, penso que estas histórias se tocam, e a história do passado pode nos ajudar hoje. A viúva mesmo sabendo que o juiz era injusto não desistiu de que ele fizesse justiça. O juiz injusto, mesmo não temendo a Deus e nem respeitando as pessoas, fez justiça à viúva persistente. É interessante observarmos o que Jesus fala sobre esta história, como ele elogia a persistência da mulher, mas ao final foca em uma pergunta: será que as pessoas estão dispostas a acreditar (e, como consequência desta fé, também lutar/persistir) pelo alcance da justiça dos homens?
Dos dias 1 a 7 de setembro um conjunto de movimentos populares do Brasil têm convocado a população brasileira para que clamemos ao governo e ao congresso uma reforma política justa. Este movimento estamos chamando de Plebiscito Constituinte (http://plebiscitoconstituinte.org.br/), que é uma consulta à população brasileira, se ela quer que as leis do jogo político mudem, e como o povo quer que elas mudem. A pergunta deste plebiscito popular é: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”. Uma constituinte é uma assembleia que vai mudar leis fundamentais do país, exclusiva é que se elegerá pessoas especificamente para estas discussões e soberana porque ela será a nova lei maior sobre o sistema político brasileiro. Se você tem mais dúvidas, entre no site e veja todas as explicações. Você pode votar online ou em uma urna na sua cidade.
Então, se você acha que, assim como a viúva, é preciso persistir na justiça, conclamamos você a votar SIM neste plebiscito popular! Sempre orando ao Senhor, vamos continuar lutando e persistindo perante as autoridades para que no nosso país a vida seja mais justa! Vamos persistir para que se faça justiça no sistema político brasileiro! Vamos votar SIM! Ou será que já não temos mais fé persistente, como Jesus perguntou?

Nós da Rede Fale, uma rede cristã de pessoas que oram e agem em favor da justiça, estamos juntos neste movimento acreditando e persistindo na luta por um país mais justo, começando pela reforma do sistema político brasileiro.



Ana Elizabete Machado é Coordenadora de Formação da Rede Fale.

Nenhum comentário: