quarta-feira, 23 de julho de 2014

Carta Pastoral da Rede Fale-RJ: Liberdade para os presos pela arbitrariedade do Estado brasileiro

Mescla de imagens do ato em defesa de Rafael Braga Vieira
e dos ativistas presos, em frente ao TJRJ, 22/07/2014
Carta Pastoral da Rede Fale-RJ:
Liberdade para os presos pela arbitrariedade do Estado brasileiro

Rio de Janeiro, 23 de julho de 2014

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação de vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor.” (Lucas 4: 18-19)


Nós, cristãos e cristãs da Rede Fale-RJ, que lutamos pela defesa da vida e pelo acesso a dignidade dos/as jovens privados de liberdade e/ou em situação de abrigamento e/ou vítimas de violência, estamos nas ruas, nas igrejas, assembleias populares e outros espaços de participação (oficiais ou informais) reivindicando, tanto para para a juventude como para toda a população, aquilo que entendemos como a “vida em abundância” (João 10:10) oferecida por Jesus: ela inclui o direito, a dignidade, as oportunidades justas, a saúde, a segurança, a liberdade e tudo mais que integre uma vida plena. Em nossa caminhada na defesa e promoção de direitos, perseguimos com Esperança, Fé e Amor, a profecia de Isaías:  "Não mais haverá na cidade criança que viva poucos dias, nem idoso que não complete seus anos de idade." (Isaías 65:20a).

Muito nos entristece que, agora, além de levantar nossa voz pelo jovem Rafael Braga Vieira (único condenado nas manifestações de junho de 2013 e encarcerado há mais de um ano), também precisamos exigir a liberdade de vários ativistas que, com sua luta, colocam também em questão o injusto e racista sistema judiciário brasileiro e a fragilidade das instituições que o compõem.

Muito nos preocupa também o linchamento moral que a grande mídia vem fazendo com os ativistas presos, pois sabemos do que determinadas grandes empresas da comunicação são capazes. É visível o papel que os meios de comunicação têm no julgamento que se faz de quem quer que seja. Os meios de comunicação que legitimam cotidianamente o assassinato de jovens nas favelas por agentes do Estado, agora legitimam a violação do direito à liberdade daqueles/as que estão nas ruas, nas redes, nas escolas, nas universidades, nos grupos de advogados de direitos humanos, nas ONGs, nos sindicatos e nos movimentos independentes, etc. Sobre esta mídia que usa o seu poder para manipular opiniões segundo os seus interesses, a Bíblia nos ilumina: “Não espalharás notícias falsas, nem darás testemunho ao ímpio para seres testemunha maldosa. Não seguirás a multidão, inclinando-te para a maioria, para torcer o direito” (Êxodo 23:1-2). Escolhemos fomentar a reflexão, exercendo o discernimento, em defesa da justiça.

Clamamos por Paz com Justiça e Dignidade para o povo brasileiro! Pela desmilitarização do sistema judiciário e dos meios de comunicação das grandes empresas, que legitimam a violência das forças policiais.

Clamamos por mais democracia, liberdade de ir e vir, de se comunicar, de manifestar publicamente o pensamento!

Rogamos pela libertação de Rafael Braga Vieira, preso há mais de um ano, e de todos os ativistas presos recentemente!
Oramos pelo arrependimento daqueles que vêm trazendo palavras de confusão, colocando o povo contra o povo, em vez de anunciar a verdade!


Conhecerão a verdade e a verdade os libertará” (João 8: 32)

Com Fé, Esperança e Amor!


Rede Fale-RJ

Um comentário:

Jossy Soares disse...

A liberdade de expressão é um valor inviolável. Ou não estamos numa democracia.
Mas afinal, o que os ativistas efetivamente fizeram para serem presos?