quarta-feira, 23 de maio de 2012

Luxo pra todo mundo! E Justiça para todos!


Ben Kraaijeveld*
Traduzido por: Marcus Vinicius Matos

Um ônibus lotado, em algum lugar na Holanda. Poucos dias antes da Páscoa. Vi uma publicidade em um poste no ponto de ônibus. Tinha um anúncio de um supermercado alemão que prometia a mim e aos outros passageiros do ônibus o seguinte: "luxo para todos".

Eureka! É isso: se cada pessoa pudesse comprar um jantar de luxo para a Páscoa, as coisas começariam a melhorar. Naquela época, nós ainda não sabíamos que teríamos de nos preparar para enfrentar novas eleições – o gabinete do governo caiu em poucos dias –, mas que baita slogan! Luxo para todos! Eu aposto que eu poderia vencer uma eleição com um slogan como esse.

Porque é que um slogan assim é tão bom? Acho que é porque você dificilmente consegue se posicionar contra ele. Se você se opõe a essa tese dessas, você pode ser taxado de “estraga-prazeres”, um cara que nega diversão e luxo aos outros. Os republicanos nos Estados Unidos têm dominado esse tipo de discurso político. Quando a administração Bush propôs redução de impostos, um "alívio fiscal" para os grandes investidores, os democratas tiveram muita dificuldade em lidar com esse discurso. Como alguém pode ser contra "um alívio"?

Nós, as pessoas em geral e os cristãos em especial, não queremos ser estraga-prazeres. E mesmo que alguns estraga-prazeres tenham conquistado um pequeno espaço na política nacional holandesa, naquele dia, sentado no ônibus, eu imaginava como seria se eu fosse um cara muito popular, um Primeiro Ministro tranquilinho e otimista, que concederia luxo para todos: “não ousem me chamar de estraga prazeres!!”

Ao mesmo tempo, eu senti que nós, como seguidores de Cristo, devemos sempre estar cientes de que ter luxo não traz tanto prazer quanto parece – ou promete. Frequentemente, nosso luxo barato não beneficia a "todos", e até mesmo cria injustiças. Mas nunca é fácil compartilhar esta boa nova – porque é uma boa notícia! – e se posicionar contra promessas feitas com base em falsos pressupostos. Mas vejam bem, pelo menos o supermercado não é candidato ao parlamento holandês.


*Ben é um membro do movimento Time-To-Turn na Holanda. Estuda direito público e administrativo, mas passa a maior parte de seu tempo no departamento de teatro, gosta de ouvir música, ler e praticar esportes. E também é vegetariano.

Fonte: SPEAK Blog - http://www.speak.org.uk/the-network/blog/luxury-for-everyone-and-justice-for-all

Nenhum comentário: