terça-feira, 5 de abril de 2011

Juventude Negra – Sujeito de Direitos

Foto Oficial do IV Encontro Afro Cristão
Os jovens foram escolhidos como tema central do IV Encontro Afro Cristão 2011, que se realizou em São Bernardo do Campo/SP de 1 a 3 de abril: “Juventude Negra – Sujeito de Direitos”. O Encontro, promovido pelo Ministério de Ações Afirmativas Afro-descendentes da Igreja Metodista, e também contou com apoio da Rede Ecumênica de Juventude (REJU), da EST (Escola Superior de Teologia), CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviços), Faculdade de Teologia e prefeitura do município de São Bernardo do Campo.
De acordo com André Guimarães, falante do Rio de Janeiro/RJ que esteve marcando presença “o encontro é fruto da caminhada e do clamor de homens e mulheres de confissão cristã que buscam discutir e resolver os problemas criados pelo racismo em suas igrejas e na sociedade”.
Para cada jovem branco assassinado em 2008, mais de 2 negros morreram nas mesmas circunstâncias, segundo indica o Mapa da Violência 2011 – Os jovens do Brasil, elaborado pelo Instituto Sangari em parceria com o Ministério da Justiça. E uma recente polêmica na imprensa confirma que a violência não é apenas física, mas também moral: o pastor Marco Feliciano, deputado pelo PSC de São Paulo, faz coro com declarações racistas do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) e afirma, numa inadmissível ignorância teológica e histórica, que o povo africano é amaldiçoado desde os tempos de Noé.
Ainda para André Guimarães “tal discussão é necessária pois a juventude negra tem sido, ao longo da história, violentamente invisibilizada e assassinada, tanto pelo Estado, como pelas Igrejas”.
O calor do Espírito Santo proporcionou debates riquíssimos durante o encontro, que resultou em uma linda carta intitulada “compromissos negros”. Este documento é destinado a todos e todas que são detentores da sede de justiça e do desejo de temperar esta terra com o sal do Reino de Deus. Segue o documento:

----
Compromissos negros


Nós, irmãs e irmãos de distintas confissões religiosas e experiências de luta em defesa da vida e de direitos - reunidas(os) no 4º Encontro Afro-Cristão, realizado entre 1-3 de abril na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo - fomos provocadas(os) pelas lutas e esperanças do povo negro, a refletir sobre as juventudes negras como sujeitos de direito e assumir os seguintes compromissos de incidência pública:
1. Construir, nas comunidades, possibilidades de diálogos e intervenções a partir dos Direitos Humanos com intuito de fortalecer as ações a serem desenvolvidas em decorrência do ano Internacional da Juventude e o ano Internacional dos afro-descendentes;
2. Oportunizar liturgias a partir das experiências corpóreas, identitárias e culturais das juventudes;
3. Fortalecer a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 – a inclusão das temáticas (negra e indígena), nas Escolas Dominicais e de Formação Teológica;
4. Garantir espaços de participação e visibilidade para as juventudes, com equidade de gênero e etnia;
5. Organizar produções teóricas de estudos bíblicos que abordem temáticas a partir das diversidades e superação das intolerâncias;
6. Politização das Comunidades: organização por meio de conferências livres, para enviar o maior número de propostas para a II Conferência Nacional da Juventude (Cada comunidade deverá preparar pequenos fóruns e enviar as proposta aos delegados e delegadas municipais);
7. Fortalecer as campanhas nacionais contra o extermínio das juventudes.

Por fim, ao assumir estes compromissos, nos posicionamos como corpos negros que resistem às desigualdades e injustiças e continuam a afirmar e construir, em esperança, uma casa realmente habitável para todas as pessoas, em diversidade-irmandade.

Axé.


São Bernardo do Campo, 03 de abril de 2011



Nenhum comentário: