Segundo dados Epidemiológicos do Ministério da Saúde hoje existem notificados 64.706 mil casos de AIDS no Nordeste, destes 4.028 na Paraíba. O avanço da AIDS em cidades paraibanas atinge pelo menos 170 dos 223 municípios existentes no estado, o que representa 76,2% das cidades paraibanas. A falta de informação e o pouco acesso a serviços de prevenção e atendimento são potencializados por tabus que reforçam comportamentos de risco e o estigma.
Diante desses dados, a ACEV Social e a Rede FALE se uniram em uma campanha de sensibilização da sociedade e de pressão ao governo do estado da Paraíba para que este amplie a Rede de Atenção DST/AIDS no sertão. O serviço conta hoje apenas com um Centro de Testagem (CTA) na cidade de Patos e para ter acesso ao tratamento o usuário deve se deslocar até a capital paraibana.
Com o intuito de angariar apoio e parceiros para a campanha, diversos jovens saíram pela cidade de Patos/PB. Durante a manhã foi realizado um multirão no centro da cidade, e, a noite, realizada a ação no bairro Jatobá, que concentra a maior parcela dos casos de AIDS no município.
Ainda durante a mobilização conversamos com o vereador Salles Junior que assumiu publicamente o compromisso de pautar a questão dentro da câmara municipal. Comprometeu-se a, já no inicio do próximo ano, convocar uma audiência pública para tratarmos do tema junto aos demais vereadores.
As atividades da campanha continuam e nos próximos dias contará com a sensibilização de jovens nas escolas e igrejas.
3 comentários:
Muito legal!
Que Deus abençõe esse iniciativa!
Abraços
Os cartões ficaram muito bons !
Gostei de ter ajudado.
MUITO massa essa ação!!
to acompanhando.. como motiva a gente!!
um forte abraço a todos e todas, que Deus no abençoe
Postar um comentário