terça-feira, 25 de agosto de 2009

"A Igreja de Cristo Promovendo a Justiça"

Flávio Conrado*


Esse será o tema do IV Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS), que será realizado no Rio de Janeiro, entre 27 e 29 de Agosto de 2009. A RENAS reúne organizações e redes evangélicas de ação social com abrangência nacional e, desde 2003, busca reunir, fortalecer e alargar a base evangélica da ação social no Brasil.


A consolidação e o reconhecimento da RENAS pode ser visto não apenas no assento conquistado no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA, como também no número cada vez maior de pessoas que participam dos seus encontros nacionais.

Em 2008, a RENAS lançou o livro Jardim da Cooperação: Evangelho, Redes Sociais e Economia Solidária (co-editadas com a Editora Ultimato e a Visão Mundial) que reúne as palestras do II Encontro Nacional (2007), realizado em Belo Horizonte. O III Encontro Nacional (2008), realizado em Curitiba, teve como tema Ouvindo o Coração de Deus para com o Pobre e “discutiu o legado de Jesus Cristo para o relacionamento da igreja com os pobres”. Desta vez, o foco do Encontro Nacional serão as igrejas evangélicas e sua responsabilidade como promotoras da justiça. Com isso, a RENAS pretende chamar a atenção para o necessário envolvimento das igrejas locais na transformação do país.


Não foi à toa que a RENAS convidou o menonita estadunidense Ronald Sider para ser o palestrante principal . Ronald Sider é autor do best-seller Cristãos Ricos em Tempos de Fome e líder da organização Evangélicos pela Ação Social, que promove a Missão Integral e o envolvimento das igrejas locais na agenda pública. Sider esteve no último Soundcheck, encontro nacional da rede britânica Speak UK que aconteceu em fevereiro de 2009.


FALE e RENAS

A Rede FALE filiou-se à RENAS em 2007 por entendê-la não apenas como um espaço de congraçamento e fortalecimento das organizações que dela fazem parte mas de construção de alianças estratégicas para promoção da cultura de direitos e discussão de políticas públicas entre os evangélicos e na sociedade brasileira.


Tendo contribuído para criar a RENAS-Rio no final de 2006 juntamente com outras organizações evangélicas da Região Metropolitana, agora é parte do grupo organizador no Rio de Janeiro do IV Encontro Nacional da RENAS. Junto com outras organizações evangélicas de juventude, tem o desafio de fortalecer a participação da juventude no encontro. Lá estarão participando como oficineiros: o secretário executivo do FALE, Marcus Vinícius (Direitos Humanos e Defesa de Direitos); a coordenadora de Comunicação do FALE, Priscila Vieira (Comunicação e Mídia); e o membro do Conselho Administrativo, Alexandre Brasil (Juventude e Políticas Públicas).


* Flávio Conrado é doutor em Sociologia e Antropologia, pesquisador e coordenador de Formação do FALE


- Veja mais:

+ Encontro da Rede Evangélica de Ação Social (Renas)

+ I Encontro da RENAS Jovem

Nenhum comentário: