quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Relato: articulador nacional do FALE no Rio de Janeiro

por Caio Marçal

FALE e ABU em Seropédica
Cheguei sexta-feira no Rio de Janeiro, dia 17 de outubro, às 5h30. Encontrei-me com o [articulador regional] Pedro Grabois e fomos para uma reunião com o pessoal da Aliança Bíblica Universitária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no município de Seropédica. Chegando lá encontramos com o [articulador regional] Ednaldo. Ao meio-dia dei uma palavra devocional na ABU, relacionando espiritualidade com justiça e defesa dos mais pobres. A resposta do grupo foi muito boa e penso que, a partir de agora, o FALE terá um papel importante naquele local.
Depois tive uma reunião com os articuladores estaduais e fechamos a programação do sábado no Encontro Estadual do FALE, na cidade do Rio de Janeiro. De Seropédica rumamos para a UERJ, onde participamos de uma reunião da ABU que durou até às 20h30.

Encaminhamentos no Rio
No sábado era o primeiro momento do Encontro Estadual do Fale na Igreja Presbiteriana Vila Isabel, que começou às 9h30. O Luiz Longuini deu a devocional e logo após falou sobre missão e justiça. Apresentamos o vídeo "Cristo e o Processo Revolucionário Brasileiro", que se seguiu de debate sobre os temas levantados pela manhã.

À tarde eu e o Ednaldo falamos sobre a campanha de saneamento. Apresentamos alguns vídeos do Projeto "Trata Brasil" e fotos de Marabá. Para finalizar o dia, fechamos uma agenda mínima para o grupo FALE no Rio. Alguns nomes foram colocados para assumir funções de mobilizador local, coordenação de oração e de publicidade.
De noite fomos para a Igreja Presbiteriana de Jacarepaguá e fizemos alguns contatos com líderes de jovens.

Domingo era o dia de ir para Niterói, onde às 14h começamos o Encontro Estadual na Igreja Cristã da Aliança. Fiquei impressionado com o que vi lá! Encontramos jovens que, na maioria tinham 19 anos, querendo muito caminhar e pensar uma igreja que tenha como eixo mudar a realidade que vivemos. Ao fim do evento, o grupo escolheu três líderes e marcou uma reunião para o dia 26 de outubro, para fechar uma agenda local de atuação. Isso é muito positivo, já que delineia um papel de protagonismo por parte do próprio grupo.

Partimos de Niterói e fomos para a Igreja Batista Itacuruçá. Lá foi reservado um tempo para que pudéssemos falar e incentivar a igreja a se envolver com justiça social e com o FALE.

Registros pessoais
Gostaria de registrar o cuidado do Pedro e de sua família, como também a sua disposição em fazer o FALE acontecer.

Minhas impressões nesses dias foram de que, além do evidente crescimento do FALE, precisamos melhorar nossa estrutura de amparo aos grupos. Precisamos investir na formação dos articuladores locais por causa do aumento das demandas.
Resultados da Articulação em 2008

Precisamos nos alegrar, porque além de ter o prazer de nos movermos em direção daqueles que mais precisam, hoje já vemos os frutos que o Senhor tem feito crescer. Esse ano, com todas as dificuldades, foi excelente em termos de articulação. Foram 42 atividades apenas no primeiro semestre e passamos de 7 articuladores estaduais para 14. Talvez cheguemos a 16 até o fim do ano. Até aqui nos ajudou o Senhor!
Em Jesus,

Que nos chama ao servir e a promoção de Justiça!

Caio César Marçal
Articulador Nacional do FALE, estudante do Centro Evangelístico de Missões, em Viçosa (MG).

Confira outras informações sobre as atividades do FALE no Rio de Janeiro no relato Encontro Estadual do FALE no Rio de Janeiro. O blog Justiça Integral também publicou fotos dos eventos.

Nenhum comentário: