sexta-feira, 16 de maio de 2008

FALE em Congresso da CIBUC, em Fortaleza


A Rede FALE esteve presente no Congresso da CIBUC, em Fortaleza, nos dias 1 a 3 de maio.
Rodolfo Silva realizou uma Palestra sobre o Ciclo de Defesa de Direitos.
Durante a Palestra, grupos pequenos conheceram o Cartão FALE por Saneamento Ambiental no Brasil e discutiram agendas de Defesa de Diretos em suas comunidades.


Congresso de Ação Social da CIBUC: Recursos para a Ação Social da Igreja Local

Quando pensamos em recursos para Ação Social, pensamos logo em dinheiro e o fato de que não o temos. O Congresso de Ação Social, promovido pela coordenadoria de Ação Social da CIBUC – Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará, explorou este tema em seus diversos aspectos.

Nos dias 1 a 3 de Maio de 2008, por volta de 200 irmãos, de 33 igrejas e congregações e 19 cidades cearenses participaram da rica programação do Congresso. Inquietos com a desigualdade social, e cientes do forte apelo bíblico ao clamor do pobre e o desejo divino que acolhamos os necessitados (Salmo 82:3,4; Malaquias 3:5), os congressistas encontraram na troca de experiências, estudos bíblicos, oficinas, palestras e mensagens, direcionamento e força para iniciar ou aprimorar ações em suas igrejas.

As reflexões no congresso vieram de diversas maneiras. Na oficina de música, os congressistas perceberam, em um a contagem rápida, que pelo menos 49 dos 150 salmos falam sobre o pobre ou justiça social. Esta descoberta trouxe à tona o fato do canto em nossas igrejas não refletir esta proporção. No entanto, a música tema do congresso teve como título “Amor em Palavra e Ação”.

Baseando sua mensagem bíblica no texto base para o Congresso, 2 Reis 4:2 a 7, o Secretário Executivo da CIBUC, Pr Etevaldo Siqueira, explanou sobre como a viúva mencionada no texto, sentiu-se impotente diante da sua situação, acreditando que o que tinha em mãos não era de nenhum valor. Porém, o profeta Eliseu, usado por Deus, levou-a a enxergar os recursos que ela já possuía, a arrolar a ajuda dos filhos e vizinhos e a iniciar uma atividade produtiva, sustentável. “O que posso fazer por você? Diga, o que você tem em casa?” 2 Reis 4.2

Refletindo nesta pergunta por diversos ângulos, os congressistas puderam perceber as riquezas já existentes em nossas igrejas, que devem ser utilizadas para enfrentar os problemas sociais entre seus membros e em suas comunidades. Meditando em Romanos capítulo 12, o Pr Mark Greenwood, Coordenador de Ação Social da CIBUC, sugeriu que Deus capacitou a sua igreja com alguns recursos naturais para a luta contra a desigualdade social: solidariedade, garra, coragem e paciência, oração, hospitalidade, humildade, comunicação, generosidade e amor. Colocando estas dons em ação o Corpo de Cristo tem um impacto na sociedade.

O congresso ofereceu seis oficinas visando fomentar a ação transformadora da igreja na sociedade: alimentação, capacitação de adultos, formação infanto-juvenil, música, atividades esportivas e intercessão. Cada um destes momentos levou a formação de uma Rede de Apoio para o desenvolvimento das atividades específicas. Material para o trabalho, contatos relevantes e troca de experiências garantiram o excelente aproveitamento destes momentos.

A visão de todos foi expandida com importantes contribuições da irmã Rosilene Nazar (em vídeo), do Comitê de Ação Social da CBB; Pr Holdair Drefs, da Diaconia; o irmão Rodolfo Silva, da ABU/FALE e irmão Geter Borges, da REBAS, e articulador da Agenda 21, programa internacional para desenvolvimento sustentável. No culto de encerramento, Pr Marcos Monteiro, da PIB Fortaleza, nos levou a refletir em Gálatas 6:10, “não nos cansemos de fazer o bem”, mostrando recursos que a bíblia nos ensina para permanecemos fazendo o bem.
Acreditamos que, através deste congresso, foram providenciados às igrejas da CIBUC recursos para serem sal e luz nas suas comunidades, assim trazendo glória ao Pai que está nos céus (Mateus 5:14 a 16).


Da Organização do Evento

Nenhum comentário: