sexta-feira, 25 de março de 2016

REDE FALE - SOBRE A CRISE ATUAL, FALAMOS PELA DEMOCRACIA

Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca ~ Amós 5.24

A situação de grave crise política e econômica que o Brasil experimenta nos últimos dois anos tem demandado das instituições e atores políticos bem como da sociedade civil atenção redobrada e grande esforço de análise.

As investigações da Operação Lava Jato fragilizam ainda mais um governo imobilizado pela incapacidade de realizar as políticas necessárias, notadamente as reformas estruturais, para a superação da crise e para o avanço da conquistas sociais e de direitos humanos.

Nesse processo, quanto mais setores da sociedade mobilizam as ruas pedindo o impeachment de Dilma Rousseff, tanto mais a mídia e setores do judiciário desviam-se do foco das investigações e alimentam o ódio e a discórdia entre a população ao fazerem uma cobertura seletiva e operações cada vez mais questionadas por seu caráter midiático, arbitrário e politicamente motivado.

A Rede FALE vê com preocupação o modo como o governo tem conduzido a crise política e como forças antidemocráticas, dissimuladas no combate (seletivo) à corrupção, fecham os olhos para desmandos que ameaçam o Estado democrático de Direito, exigindo um impeachment ainda sem bases concretas, tornando um expediente extraordinário em arma política. Abre-se aqui precedente terrível que pode alijar ainda mais nossa frágil e recente democracia. Com isso, são os setores mais vulneráveis da população quem mais têm sofrido com o risco dos retrocessos que se avizinham nas políticas sociais devido ao aprofundamento da crise econômica.

Tendo em vista este quadro, conclamamos os irmãos e irmãs à oração pelo Brasil e pelos nossos governantes a fim de que as instituições democráticas sejam fortalecidas e para que todos os que forem encontrados culpados por atos corruptos sejam devidamente punidos, sempre na forma e na força da lei.

Também conclamamos a todos atenção e serenidade a fim de escapar do “debate ideológico” polarizador e tendencioso que coloca a saída para a crise em soluções que submetem nossa democracia ao retrocesso e produzem ainda mais ódio, desejo de vingança e ressentimento político.

Reafirmamos nosso compromisso com um Brasil democrático e justo, como temos defendido em nossas campanhas, assim como nos espaços de participação e controle social de políticas públicas dos quais participamos.

Reiteramos nosso compromisso com uma Reforma Política Democrática, que amplie os mecanismos de participação direta e garanta maior ampliação e diversidade de participação de setores historicamente excluídos.

Por fim, somamos nossas vozes a de inúmeros grupos, movimentos sociais, lideranças evangélicas, intelectuais e organizações da sociedade civil que se levantam para defender a democracia brasileira e suas garantias constitucionais, a fim de que o Brasil encontre o caminho da justiça e da igualdade para todos e todas".



Nenhum comentário: