sábado, 8 de março de 2014

SOMOS TODOS MULHER

Caio Marçal 
Fonte da imagem: Geledes 

Na literatura bíblica, começa com uma declaração radical. Toda mulher e homem são feitos à imagem de Deus (Gênesis 1:26, 27). Aprendemos nessa rica passagem que os seres humanos ocupam um lugar especial dentre todas as criaturas de Deus por apenas eles serem a imagem de Deus na terra. Portanto, todos os seres humanos têm o mesmo valor e devem ser igualmente respeitados.
Essa preceito é essencial para compreender que, a despeito de nossas distinções relacionadas ao gênero, condição social, etnia, dentre outros, não devem ser usados para menosprezar, controlar ou desconsiderar o outro. Infelizmente, embora o texto bíblico revele que toda mulher estampa em si a imagem e semelhança do Yaweh,  o que a coloca em situação de igualdade em relação ao homem, historicamente elas têm sofrido diversas violências, inclusive no contexto brasileiro.

Tais violências se atestam nos dados alarmantes quanto o número absurdo atingem as mulheres. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Brasil, entre 2001 a 2011, calcula-se que ocorreram mais de 50 mil feminicídios: ou seja, em média, 5.664 mortes de mulheres por causas violentas a cada ano, 472 a cada mês, 15,52 a cada dia, ou uma morte a cada 1h30. É simplesmente lamentável que mesmo homem e mulheres   gozem ante o Criador da mesma dignidade, são elas que experimentam violências por apenas serem o que são. Nossa sociedade, que perpetua traços do patriarcalismo, parece só interessar pela gênero feminino para reduzí-la em objeto de cama e mesa.

Nossa oração é que reconheçamos nossa imensa dívida social e sejamos identificados com suas dores. Ante a toda a violência, seja real ou simbólica contra as elas, juntos possamos ter a coragem de clamar: Somos todos Mulher!


 ________________________________

Caio Marçal é missionário e secretário de mobilização da Rede FALE, mora em BH.

Nenhum comentário: