sábado, 10 de dezembro de 2011

Inicia a 2ª Conferencia Nacional de Juventude

Por Max Dias*


Dos dias 09 a 12 de dezembro acontece a 2a Conferência Nacional de Juventude. Na abertura desta sexta-feira, vários ministros e representantes de outros países estiveram presentes para saudar a juventude brasileira. Com palavras de ordem, muitos jovens chegaram empolgados ao Parque da Cidade e contagiaram o auditório. Dentre as principais reivindicações estão os 10% do PIB para Educação (bandeira histórica da UNE).
Diversos grupos e coletivos políticos presentes fizeram atos demarcando seu território no espaço da Conferência. Muitos jovens simplesmente contemplavam e aproveitavam a solenidade de abertura para conhecer as delegações de outros Estados.

Na mesa inicial a secretária Nacional de Juventude Severine Macedo aproveitou o calor da ocasião e fez uma fala no sentido de parabenizar a todos que se esforçaram para estar em Brasília, reafirmando o compromisso do Governo Federal em efetivar políticas públicas para os jovens brasileiros. Na sequência, Gabriel Medina presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) fez questão de ressaltar a vitória que é esta Conferência e frisou que os novos direitos da juventude passam por marcos legais bem alicerçados sobre as necessidades dos jovens.

A Rede FALE está presente no debate, inclusive dando sua contribuição na coordenação de alguns grupos de trabalho como Direitos Humanos, Saúde, Segurança e Tempo Livre.

Se você quer saber de tudo o que acontece por Brasilia, mesmo estando longe, acompanhe a trasnmissão ao vivo:
http://www.juventude.gov.br/conferencia/transmissao-online-ao-vivo

*Max Dias é conselheiro nacional de Juventude pela Rede FALE.

Nenhum comentário: