quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Vídeo preserva história da atuação política de jovens evangélicos

Projeto conjunto de Rede FALE, ISER e MEET realiza mais uma etapa de gravação
A equipe da Rede FALE veio a Porto Alegre (RS), no dia oito de setembro, quando gravou os depoimentos do pastor presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Dr. Walter Altmann, e do pastor e pesquisador Dr. Martin Dreher (IECLB), para o projeto "Juventude, Política e Religião". O projeto é uma iniciativa da Rede FALE, do Instituto de Estudos da Religião (ISER), ambos com sede no Rio de Janeiro, e do Movimento Ecumênico de Estudantes de Teologia (MEET).

“O objetivo geral da pesquisa-intervenção é resgatar e analisar a memória relacionada à participação de jovens ligados às igrejas protestantes no movimento estudantil a partir de 1960. Os depoimentos serão apresentados e discutidos com jovens estudantes, evangélicos e de outras religiões”, disse o secretário executivo da Rede FALE e pesquisador associado do ISER, Marcus Vinicius Matos, que coordenou as gravações.

Os próprios jovens vão editar o material a partir do que considerarem mais significativo para as juventudes hoje. Assim, espera-se reunir informações e experiências que servirão de subsídio para a reflexão das gerações atuais acerca da participação sócio-política de jovens nos anos 60.

O acervo das entrevistas na íntegra será repassado para os parceiros e também ficará disponível nos arquivos da Rede FALE e do Iser. Além disso, o projeto prevê a organização do material em um longa metragem ou vários curtas.

As gravações foram realizadas na sede da FLD, em Porto Alegre (RS), uma das apoiadoras da iniciativa.

Foto: Banco de Imagens da FLD

Leia mais:

3 comentários:

Anônimo disse...

Vai rolar uma proposta da Metodista para uma pesquisa sobre os jovens metodistas.
Bjus
Diana

Gսstav໐ Frederic০ disse...

Excelente a iniciativa.
( A tempo: o que é FLD? )

Rede FALE disse...

Muito obrigada pela visita Gustavo...
A FLD é a Fundação Luterana de Diaconia, setor de diaconia ligado a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.