terça-feira, 23 de junho de 2009

Fortalecimento organizacional: o desafio de crescer, desenvolver e trabalhar em rede

Rede FALE define diretrizes para 2009-2010 e promove reunião com organizações parceiras. Projeto "Juventude, Política e Religião" é aprovado em chamada pública da Fundação Luterana de Diaconia.


Marcus Vinicius Matos*


“Estou muito grato a Deus por ver como o movimento cresceu, tornou-se autônomo, ganhou identidade. Queria incentivá-los a continuar este caminho. (...) O FALE tem uma importância para o movimento estudantil que ainda será contada”. Com esta frase, o pastor Ariovaldo Ramos iniciou sua palavra no Fórum Nacional da Rede FALE, realizado em janeiro, na Igreja Batista de Pedreira, em Belém (PA), onde foram levantadas e discutidas propostas de ampliação da estrutura administrativa e organizacional da rede.

Ariovaldo falou sobre o modelo do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), como exemplo de rede que funciona em um país continental e que possui diversos apoiadores, mas cuja dinâmica interna não permite vínculos ou apropriações. Passou-se, então, a discutir mudanças na estrutura da Rede FALE, e houve diversos comentários, sugestões e perguntas. Durante todo o período, ressaltou-se a importância do FALE permanecer como uma rede, lembrando as vantagens da não-institucionalização.


Foram levantadas propostas concretas de mudanças na estrutura da rede, como profissionalização, melhorias no monitoramento e modelos de gestão de voluntários. Além da contratação de pessoal para atuar nas “secretarias” criadas – secretaria executiva, secretaria administrativa, secretaria de mobilização e assessoria de comunicação –, discutiu-se a necessidade de fortalecer estruturas regionais da Rede FALE que pudessem promover o desenvolvimento comunitário a partir das campanhas. Outro ponto crucial foi a elaboração de um planejamento estratégico para 2009-2010.


As principais diretrizes deliberadas no evento foram: Divulgação e fortalecimento das campanhas; Mobilização e capacitação da juventude para defesa de direitos; Ampliação de Parcerias; Captação de recursos para potencialização das atividades.


A partir destas diretrizes, a Rede FALE tem promovido uma série de atividades com a finalidade de se fortalecer organizacionalmente e melhorar a efetividade das campanhas promovidas.


Reunião com organizações parceiras em São Paulo


O primeiro passo no sentido do fortalecimento da Rede foi a realização de uma reunião com as organizações parceiras. Além de apresentar os resultados dos últimos eventos e campanhas realizados, um dos objetivos era ouvir essas organizações para entender a visão de cada uma sobre a Rede FALE, as possibilidades de desenvolver ações e campanhas em conjunto, e suas contribuições para o Planejamento Estratégico 2009-2010, em elaboração. Estavam presentes representantes da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), do Conselho Latino-americano de Igrejas (CLAI), do Instituto Agente, da Visão Mundial e do Usina21.


Giovanna Amaral, pela ABUB, disse enxergar o FALE como “irmão/ parceiro”. Para os estudantes, na ABU, a Rede FALE apresenta “propostas reais de envolvimento com missão integral”. Anivaldo Padilha, pela Koinonia, ressaltou o potencial da Rede. “Nunca me decepcionei com o FALE”, disse, apontando o crescimento que viu desde o início das atividades, e do envolvimento dos evangélicos com Políticas Públicas, em especial no caso da Juventude, em que a Rede desempenha papel importante. Para Darli Alves, secretário executivo do CLAI, a importância da Rede FALE está em “não ser voltada exclusivamente para as lideranças”. Já Wellington Pereira, da Visão Mundial, mencionou a presença da juventude evangélica no Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e esboçou sua preocupação com o impacto das campanhas: “como fortalecer o diálogo entre as organizações parceiras e o impacto das atividades promovidas pela Rede FALE?”


Sobre o Planejamento Estratégico para os próximos anos, todas as organizações representadas afirmaram que é possível ampliar as parcerias e renovar as estruturas na Rede FALE. Uma das propostas levantadas foi a possibilidade de empoderamento dos parceiros para utilização do cartão Ore&Envie em campanhas geridas pelas suas organizações. Além disso, foi levantada a proposta de “campanhas eletrônicas simples”, com texto de e-mail previamente preparado. Carla, do Instituto Agente, e Anivaldo mencionaram estudos realizados nos EUA, mostrando que o uso de e-mails aumentou o índice de participação da sociedade civil em atividades de Lobby.


Sobre o tema das Políticas Públicas de Juventude (PPJ), Anivaldo Padilha colocou que nossa missão envolve “diálogos difíceis”, referindo-se a polarização política entre grupos feministas, movimento gay e grupos pró-família, ao lado de setores mais conservadores da igreja. “Estes são temas que polarizam a política hoje”. Lembrou, no entanto, que a própria existência desta polarização no debate público que envolve os evangélicos é, em si, sinal de um avanço. “A questão social já é um tema estabelecido e aceito para a participação das igrejas no Brasil. Nem sempre foi assim”. Wellington destacou, também, o problema da polarização política em alguns temas: “as brigas não nos ajudam. É necessário produzir diálogos, e diálogos pressupõem respeito”. Sinval, do Usina 21, ressaltou a importância de que os evangélicos “dialoguem com todos os grupos”.


Alguns resultados: Plano de Ação em 2009, captação de recursos e planejamento para 2010


Tanto o Fórum Nacional da Rede FALE quanto a reunião com organizações parceiras foram marcos importantes para delinear propostas de ampliação das estruturas da rede e possibilidades de fortalecimento organizacional que possam dar conta do crescimento e das demandas que surgem. Neste momento, estamos planejando um encontro entre membros da Coordenação Nacional para encaminhar as questões propostas e avançar nas diretrizes deliberadas.


Desde o início do ano, temos trabalhado concentrando esforços nas diretrizes definidas durante o Fórum Nacional do FALE, em janeiro. A reunião com parceiros foi importante para divulgação e fortalecimento das campanhas, além da ampliação das parcerias. Em outra frente, elaboramos projetos para captação de recursos. Um primeiro resultado acaba de ser divulgado: a Rede FALE, em parceria com o ISER – Instituto de Estudos da Religião, teve projeto aprovado pela Fundação Luterana de Diaconia, intitulado “Juventude, Política e Religião”, fortalecerá a capacitação de novos membros da rede para atuar nas campanhas e promover atividades de Defesa de Direitos. Outro projeto para o qual buscamos apoio é a “Oficina de Mídia e Comunicação”, que promoverá treinamento para ampliar a participação na produção de mídia dentro da Rede.


*Marcus Vinicius é Secretário Executivo da Rede FALE.

Contato: redefale@gmail.com

Nenhum comentário: