Baixa escolaridade, desemprego e miséria afetam grande parte dos jovens brasileiros. Dados sobre o relacionamento da população juvenil e a sociedade brasileira foram recentemente divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no artigo "Juventude e Políticas Sociais no Brasil", assinado pelo diretor-presidente Marcio Pochman. Confira abaixo os números de alguns dos problemas enfrentados pelo jovem no país.
- Há 51 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos.
- A principal causa alegada para não estar estudando, entre os homens é ter que trabalhar para ajudar a família; entre as mulheres, a gravidez.
- 46% deles estão desempregados.
- E 50% dos 54% que estão empregados trabalham sem carteira assinada. Ou seja, do total de jovens, apenas 27% têm emprego com carteira assinada, e por tanto direitos trabalhistas e previdenciários. O que no futuro lhes trará muitos problemas.
- 31% de todos eles podem ser considerados miseráveis, pois possuem renda per capita inferior a meio salário mínimo.
- 70% dos jovens considerados pobres, são negros.
Um comentário:
Cara, gostei muito do seu blog... Meu nome é Ulisses e sou missionário da missão Sombra Road no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro. Nossa missão tem como objetivo possibilitar a capacitação de jovens de 17 a 21 anos (já que os abrigos não fazem isso) e para isso temos uma casa,onde os jovens tem a possibilidade de morar e lá terem acesso a escola, trabalho e alimentação, para quando chegarem aos 22 anos terem a possibilidade de "enfrentar a sociedade" de forma mais preparada. Os dados do seu bolg, nos ajudaram muito. Obrigado e a graça e a paz do Senhor Jesus. Meu msn é wrsotorres@hotmail.com , se quiser manter contato...
Postar um comentário