sábado, 1 de fevereiro de 2020

Nota de repúdio da Rede FALE sobre manipulação política em Igreja evangélica em Londrina



Como é de conhecimento público, circula pela internet um vídeo em que um pastor da Igreja Presbiteriana Central de Londrina conclama o público de sua igreja a apoiar a criação de um partido político. Assistimos com consternação os mais de cinco minutos gastos pelo pastor para promover tal partido e suas ideias, especialmente considerando que fazia isto do púlpito de sua igreja. Não bastasse, funcionários do cartório eleitoral estavam na saída da igreja, prontos para coletar assinaturas.


A Rede FALE, movimento cristão que ora e age em favor de Justiça, repudiamos tal atitude. Desde 2012 a Rede FALE promove a campanha contra o “Voto de Cajado”, termo cunhado para denunciar a prática do uso da autoridade eclesiástica em púlpitos das igrejas para coagir seus membros para promover candidaturas e/ou partidos políticos.

Entendemos que o universo da religião e o da política podem se misturar sim, mas que isso deve acontecer a partir de uma perspectiva democrática, plural e de defesa do Estado laico. Também compreendemos que um líder religioso tem o direito a ter posição política como qualquer outro cidadão, contudo não pode usar de suas funções para coagir suas ovelhas em benefício de sua preferência política pessoal no âmbito das celebrações do culto cristão. O que se observa neste vídeo e em diversas outras ocasiões é o uso manipulador da religião para propósitos políticos; denunciamos com veemência essa prática por ferir a ética pastoral e ao direito de livre consciência na vida das comunidades de fé evangélica.

Por último, conclamamos nossos irmãos e irmãs a se unirem a nós na busca por discernimento e denúncia profética nesse momento estarrecedor da política brasileira, onde parece não haver mais escrúpulos quanto ao uso que se faz do espaço religioso, e em que o abuso da autoridade espiritual é algo que observamos quase que cotidianamente. Lamentamos esses episódios pois, como nos alerta o sociólogo Paul Freston, “A pluralidade política da comunidade cristã é fundamental e quando se tenta abolir essa pluralidade quem sai perdendo é a própria igreja, e quem se danifica aos olhos da sociedade é a própria fé.”

Nenhum comentário: