quinta-feira, 21 de junho de 2018

Trump, Feliciano, Sodoma e a barbárie contra imigrantes


*Texto de Sydnei Melo e Caio Marçal 



Como um governo que se diz cristão é capaz de tamanha barbárie? O governo Trump, apoiado pela direita cristã fundamentalista, tem massacrado e violentado os imigrantes.

Curiosamente, o governo que se assume como temente a Deus, se assemelha mais ao exemplo de Sodoma. Segundo a Palavra de Deus, “O pecado de sua irmã Sodoma foi este: ela e as cidades dependentes estavam cheias de soberba, abundância e despreocupação, mas não deram a mão para fortalecer o pobre e o indigente” (Ezequiel, 16: 49).

Diante das notícias repulsivas a que tivemos acesso hoje sobre a separação de crianças de suas famílias (imigrantes em condição de ilegalidade) pelo governo norte-americano, nos deparamos com uma fala absolutamente odiosa proferida pelo deputado e pastor Marco Feliciano.

Feliciano defendeu em tribuna que o governo Trump estaria apenas a cumprir uma lei, uma lei que teria sido criada pela "esquerda" - como se referiu aos presidentes Bill Clinton e Barack Obama, acusados como responsáveis pela adoção de tal política.

Marco Feliciano diz ter estudado a questão. Não fazemos ideia de que fontes ele utilizou. Mas, a princípio, é importantíssimo saber que: Trump usa, de fato, a justificativa de tal política de separação ser "culpa" dos democratas. Reproduzimos a nota da BBC a respeito:

"Trump culpou os democratas pela política, dizendo que 'temos que separar as famílias' por causa de uma lei que 'os democratas nos deram'.

Não está claro, porém, a que lei ele se refere, pois não há lei aprovada pelo Congresso dos EUA que determine que as famílias migrantes sejam separadas.

Verificadores de fatos dizem que a única coisa que mudou foi a decisão do Departamento de Justiça americano de processar criminalmente os pais pela primeira vez ao cruzar a fronteira. Como seus filhos não são acusados ​​de um crime, eles não podem ser presos junto com eles".

Também segundo a BBC, tal ato de separação se intensificou com a adoção de política de "tolerância zero" contra imigrantes ilegais por parte da procuradoria-geral norte-americana:

"As crianças estão sendo separadas dos pais na fronteira entre os EUA e o México como resultado da política 'tolerância zero' introduzida em maio pelo procurador-geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions, e alvo crescente de críticas.

Essa política prevê que adultos que tentam atravessar a fronteira - muitos deles planejando pedir asilo - sejam colocados sob custódia e que enfrentem processos criminais por entrada ilegal no país.

Como resultado, quase 2 mil crianças foram separadas de seus pais depois de cruzarem ilegalmente a fronteira, de acordo com balanço divulgado na última sexta-feira.

Elas ficam abrigadas em centros de detenção, mantidas longe de seus pais".

É revoltante situação assim. Dá asco ver deputado que se diz crente relativizar este tipo de postura governamental com o intuito de atacar adversários políticos. Pior, parece que para o deputado pastor, que se diz defensor pró-família, a sacralidade da família dos imigrantes não tem a menor importância. O mandato do deputado Marco Feliciano fede a enxofre.

Ore pelos imigrantes que estão nos Estados Unidos e por suas famílias. Ore para que os pobres e marginalizados sejam alvo do nosso amor em todo o globo terrestre.

____________________________________________________________________________
Sydnei Melo é presbiteriano e Doutorando em Ciência Política pela UNICAMP;
Caio Marçal é batista e Mestrando em Sociologia pela UFMG.

Nenhum comentário: