sexta-feira, 25 de julho de 2014

Marcha para Jesus?

André Gumarães
Já há mais de 20 anos, em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, uma vez por ano pessoas se encontram e orientadas por um trio elétrico cheio de lideranças evangélicas a marchar por Jesus. Mas o que é marchar por Jesus? Como podemos marchar por Jesus? É possível marchar para Jesus e fecharmos os olhos diante de tanta injustiça social? 
O livro do Profeta Isaías nos alerta sobre um povo religioso e muito festivo que vivia na iniqüidade (fechava os olhos diante das injustiças cometidas contra os direitos dos órfãos e viúvas) que aborrecia a Deus. Não podemos marchar para Jesus e achar que a responsabilidade diante da injustiça social é do político A ou B, pois somos convocados para nos tornarmos seguidores e seguidoras de Jesus e temos assim, como ele, a unção profética do Espírito Santo de trazer boas notícias aos desprovidos de esperança, de cuidar dos que foram desprezados pela sociedade, trazer liberdade aos que são reféns deste sistema social tão injusto. 
Infelizmente percebemos que durante estes anos as pessoas tem marchado, mas a situação continua a mesma! Nunca morreu tantos jovens vitimados pela violência! Nunca tivemos tantas agressões contra mulheres, sem falar da corrupção ainda tão presente em nosso meio. Pessoas privadas de liberdade em condições de degradação, adolescentes sendo prostituídas e tratadas como lixo humano, hospitais como verdadeiros matadouros! Na condição de servos e servas de Deus, onde estamos diante de tudo isso? Nos reunimos, para tudo, para louvar, adorar e marcharmos para Jesus, menos como voz profética de denúncia destes pecados, assim como homens e mulheres de Deus no no passado! Temos que ser voz profética diante daqueles que estão sendo injustiçados: "Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Provérbios 31:8
Lembremos que o sangue daqueles que morrem por conta das injustiças está em suas mãos e assim como esteve nas mãos daquele povo festivo denunciado pelo profeta Isaías...“Quando vocês estenderem suas mãos em oração, esconderei de vocês meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue!“ Isaías 1:15. Suas orações podem ser negligenciadas por Deus por conta da sua omissão como servo(a) diante das injustiças cometidas aos necessitados..
O chamado de Deus para seus servos é que nos dá a oportunidade de aprender e buscar a sua vontade, que é exemplificado na fala do profeta: aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva”  Isaías 1:17
Deus através do Profeta Isaías e bem categórico quando diz: acabem com a opressão. Isso significa que é uma responsabilidade, uma ordem expressa de Nosso Deus para aqueles e aquelas que seguem a vontade de Deus expressa em Jesus Cristo!! O próprio Jesus diz no seu evangelho registrado em Mateus 6, 33 que deveríamos buscar o Reino de Deus e sua Justiça! 
Mas uma vez as escrituras nos colocam uma ordem!  Reino de Deus não coexiste com a opressão aos direitos dos necessitados!! Ser Seguidor e Seguidora e ter sede e fome de Justiça (Sendo sal e luz diante de tamanha corrupção... Sendo voz profética contra a injustiça social e contra a violência) Que a vida abundante expressa através de Nosso Senhor Jesus seja nossa referência! Ao invés de marchar para Jesus, seja primeiro seguidor(a) do seu testemunho e de sua vida de Amor e opção pelos sofredores(as) desta terra.
Povo de Deus, não sejamos como o povo denunciado pelo Profeta Isaías, mas sejamos, de fato, um povo que Ore e Ame a Justiça do Reino de Deus!!

_______________________________________________
André é evangelista metodista e da Rede FALE RJ

Nenhum comentário: